A chegada do verão exige uma rotina de cuidados especiais com a pele, sobretudo para quem convive com pele oleosa. Isso porque o clima quente e úmido da estação intensifica o brilho excessivo, o que, além de impactar a autoestima, também pode ocasionar o surgimento de cravos e espinhas.
“A pele oleosa possui alta produção de sebo e esse aspecto pode se agravar no verão, pois a radiação solar UV inflama e aumenta a glândula sebácea, resultando em mais oleosidade. Isso deixa a pele da face com a superfície excessivamente brilhante”, explica o farmacêutico especialista em cosmetologia, Dr. Maurizio Pupo.
Felizmente, o brilho excessivo da pele tem tratamento e pode ser controlado de diversas formas. Abaixo, você confere as 5 principais dicas destacadas pelo especialista:
Lave bem o rosto
A etapa da limpeza do rosto é um passo fundamental na rotina skincare. Além de contribuir com o controle do brilho e da oleosidade, ela também prepara a pele para a aplicação de outros produtos que também auxiliam na saúde da pele.
No entanto, é importante lembrar que o excesso de lavagem pode gerar um efeito rebote, ou seja, aumentar a produção de sebo. Sendo assim, evite lavar o rosto com muita frequência.
Evite se expor muito ao sol
Como a radiação solar aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a exposição excessiva ao sol tende a agravar o brilho e a oleosidade da pele. Por isso, se for possível, evite expor o rosto ao sol por longos períodos, principalmente no horário de forte incidência dos raios solares.
Utilize o protetor solar
Outra recomendação para controlar a oleosidade e, assim, diminuir a aparência brilhosa da pele, é usar um protetor solar produzido especificamente para a pele oleosa.
“O uso diário de proteção solar, além de prevenir e controlar o acúmulo excessivo de oleosidade e surgimento de acne, também traz diversos outros benefícios, como prevenção contra o envelhecimento precoce, tratamento e clareamento de manchas da pele, hidratação, além da prevenção contra o câncer de pele”, ressalta Pupo, que também é CEO da ADA TINA.
Use os produtos certos
Além do protetor solar, existe também uma ampla gama de produtos feitos especialmente para a pele com oleosidade, que vão desde séruns antioleosidade até géis de limpeza, com o objetivo de hidratar, matificar e eliminar o brilho excessivo. Sendo assim, invista!
Alimente-se bem
Uma dieta baseada em açúcares, gorduras, frituras e alimentos industrializados aumenta a oleosidade da pele, deixando-a suscetível ao brilho em excesso. Por isso, o especialista recomenda beber bastante água e investir em alimentos ricos em vitaminas e minerais, tais como frutas, legumes, verduras e grãos.
“Todos estes alimentos contribuem para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo, que se reflete na qualidade da pele”, conclui o farmacêutico.
E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo: