Estima-se que a partir dos 25 anos começamos a sofrer o primeiro impacto do envelhecimento da pele. Nessa fase, a pele lentamente começa a perder colágeno, responsável pela firmeza da pele, processo que pode ser acelerado devido à poluição, ao aumento do nível da radiação solar e outros efeitos. Há também declínio da produção natural de antioxidantes.
“Os processos celulares mudam e os efeitos cumulativos do envelhecimento aparecem mais precocemente, principalmente naquelas pessoas que não têm um cuidado preventivo adequado”, esclarece Lilian Brasileiro, médica especialista em dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Por isso, os cuidados precoces com a pele são essenciais para prevenir os efeitos do envelhecimento. Além de incluir no skincare ativos que garantam poder antioxidante e clareador, usar o protetor solar diariamente é extremamente importante para combater o impacto dos raios solares.
“A exposição ao sol contribui muito para o processo de envelhecimento da pele. É necessário usar um protetor solar de FPS 50 ou superior e hidratar diariamente com ativos antioxidantes como Vitamina C estabilizada, Vitamina E, extrato de chá verde e ácido ferúlico”, diz a médica.
Tratamentos para prevenção de rugas
Também é possível reforçar os cuidados com a pele e prevenir os sinais do envelhecimento por meio de procedimentos estéticos como HydraFacial e Endermologie, no protocolo Luminance Paris LA, que realça a beleza natural, conferindo maior luminosidade à pele.
O HydraFacial conta com a exclusiva tecnologia Vórtex-Fusion que, ao mesmo tempo que confere limpeza profunda, infunde ativos de tratamento na pele. Segundo Lilian, são três passos em apenas 30 minutos: limpeza e peeling, extração e hidratação, e infusão de ativos e proteção com antioxidantes, conferindo 58% de renovação epidérmica, 41% de espessamento na derme papilar, 102% de aumento nos fibroblastos e aumento de 52% na capacidade antioxidante. “É um skincare de consultório, por isso, mais potente”, conta.
Já a Endermologie é uma tecnologia completamente natural e não invasiva que conta com um sistema avançado que combina massagem mecânica, sucção e rolagem para estimular a atividade celular da pele e outros tecidos subjacentes. Dessa forma, o procedimento é capaz de melhorar o fluxo linfático e a microcirculação, eliminar toxinas e estimular a síntese de colágeno e elastina.
Com o tempo, outros tratamentos podem ser indicados, como os lasers de ação profunda ou a radiofrequência microagulhada Morpheus 8. Contudo, a especialista ressalta que antes de realizar qualquer procedimento, é importante procurar por um profissional para receber um tratamento adequado. “É fundamental consultar um médico, que prescreverá uma rotina de cuidados e tratamentos com os ingredientes específicos de acordo com o que sua pele precisa.”, finaliza a médica.