Beleza

Cuidado! 7 tipos de alimentos ruins para a pele

Se quiser manter a pele saudável e bem cuidada, é melhor manter esses alimentos ruins fora do armário, viu?

Veja quais alimentos você deve manter fora do cardápio diário (Crédito: Shutterstock)

Assim como algumas escolhas alimentares podem dar uma turbinada nos cuidados com a pele, existem também alimentos ruins para ela. Nesse sentido, ao consumi-los com frequência ou excessivamente, a derme deve sofrer com alguns danos.

Entre os alimentos da lista, estão produtos ricos em açúcares, sal, gorduras e também ultraprocessados. Isso porque  “eles são os maiores responsáveis pelo aumento do perfil inflamatório do organismo, além de promoverem estresse oxidativo, podendo acelerar o envelhecimento”, explica Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

7 tipos de alimentos ruins para a pele

A seguir, listamos (e explicamos) os piores alimentos para a saúde da cútis, segundo especialistas. Acompanhe:

Carboidratos

Massas e pães entram nessa categoria e o problema está na farinha refinada usada em seus preparos. De acordo com a nutróloga, esse ingrediente aumenta os índices de glicose e insulina, desencadeando reações metabólicas com potencial inflamatório e, consequentemente, causando o envelhecimento precoce.

Frituras

A gente sabe que é difícil resistir às batatas fritas, viu? Porém, essa imersão em óleo impacta negativamente na pele. Afinal, alimentos favorecem o surgimento da acne ao estimularem uma maior produção de gordura pelas glândulas sebáceas, conforme aponta Daniel Cassiano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Doces e guloseimas

Tudo que for rico em açúcar tende a prejudicar a aparência e saúde da pele, sabia? “O excesso de açúcares em doces e bolos contribui para a formação de AGEs (agentes avançados de glicação), prejudiciais ao colágeno, além de estar envolvido em processos inflamatórios, como a acne”, destaca Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Carnes ultraprocessadas

Nessa lista, estão cortes como salsicha, bacon e linguiça, por exemplo. Beatriz explica que, por serem ricas em sódio e gorduras saturadas, essas carnes podem desidratar a pele e enfraquecer o colágeno.

Laticínios

Manteiga e margarina, apesar de ótimas para passar no pãozinho, também devem ser consumidas com moderação. Marcella alerta que essas gorduras saturadas de origem animal são potencialmente inflamatórias, aumentando os riscos de alergias, envelhecimento e acne.

Salgadinhos, bolachas e biscoitos

Esses alimentos são bem comuns em momentos de tédio ou para “enganar” o estômago. No entanto, a praticidade pode acabar trazendo prejuízos. Com “calorias vazias”, esses produtos têm gordura trans, muito sódio, corantes e aditivos, causadores do envelhecimento e das inflamações cutâneas.

Refrigerantes

Se a sede bateu, é melhor caprichar no consumo de água e sucos naturais, viu? A nutróloga adverte que todas as versões dos refrigerantes devem ser evitadas para que a pessoa consiga envelhecer com saúde.

Confira mais no vídeo abaixo:

5 alimentos que fazem mal para a pele

Fontes: Marcella Garcez, médica Nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); Daniel Cassiano, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), e cofundador da clínica GRU Saúde; e Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Receitas

A ora-pro-nóbis é uma planta comestível com várias propriedades medicinais, que trazem vários benefícios para a saúde

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Estilo de Vida

Os óleos essenciais podem contribuir para o autocuidado, oferecendo diversos benefícios para o bem-estar

Sair da versão mobile