Além de estar entre as bebidas mais consumidas no mundo, o café pode ser um aliado para a beleza da pele. Fonte de antioxidantes, o café protege a pele contra os radicais livres, substâncias que aceleram nosso processo de envelhecimento.
Segundo o dermatologista José Roberto Fraga Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a esfoliação com café ajuda a uniformizar o tom da pele e deixá-la mais luminosa.
“Mas, se a esfoliação for muito agressiva ocorre uma quebra de barreira, inflamação com posterior hipercromia. Por isso, deve ser delicada”, destaca o diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia.
Como fazer a esfoliação com café
O especialista orienta fazer a esfoliação após a limpeza da pele. Misture a borra de café com algum óleo vegetal como o de coco e aplique sobre a pele. Faça movimentos circulares e evite áreas sensíveis com pálpebras e lábios.
A esfoliação com café pode ser feita no rosto, corpo e também no couro cabeludo. De acordo com José Roberto, ao usar nos cabelos, a esfoliação remove as células mortas do local e, com a ação antioxidante do café, faz que ocorra uma melhor perfusão sanguínea no folículo capilar favorecendo a saúde dos fios.
No entanto, é recomendado não esfoliar a pele ou o couro cabeludo por muitos dias, pois isso provoca um efeito rebote, que piora a oleosidade na região. O ideal é fazer a esfoliação com café duas vezes na semana e aplicar um hidratante de acordo com o seu tipo de pele após a esfoliação.
Atenção com a pele sensível
No caso da pele acneica e sensível é preciso atenção quanto ao uso da esfoliação de café. Isso porque em áreas com acne ativa existe o risco de levar a bactéria para outros lugares e piorar a inflamação. Além disso, pacientes com pele sensível como aqueles que têm dermatite atópica podem ter uma piora do quadro.