Conforme uma pessoa vai envelhecendo, várias partes de seu corpo passam por mudanças significativas, inclusive os cabelos. E não é apenas porque eles ficam brancos, viu? A maioria dos fios têm a tendência a também perder nutrientes e brilho, ficando mais frágeis.
“Com o avanço da idade, queda hormonal, os fios tendem a perder volume, brilho e elasticidade. As madeixas tendem a ficar mais porosas e assim tem dificuldade para absorver os nutrientes. No entanto, uma rotina de cuidados adequada pode ajudar a reverter ou minimizar esses efeitos”, conta Raquel Venâncio, farmacêutica, cosmetóloga, esteticista e terapeuta capilar.
Mas quais são essas medidas que podem ser tomadas para rejuvenescer os cabelos? Confira as 8 dicas da especialista a seguir:
Faça massagem regular no couro cabeludo
Estimular o couro cabeludo com massagens melhora a circulação sanguínea, o que pode promover o crescimento de novos fios e manter os folículos saudáveis.
Como fazer: Use as pontas dos dedos e faça movimentos circulares suaves, aplicando uma leve pressão. Dedique alguns minutos por dia para essa prática.
Evite o uso excessivo de calor
Sabe aqueles itens para o cabelo que usam o calor, como o secador, a chapinha e o babyliss? Pois é, eles podem trazer danos para os fios, trazendo o envelhecimento precoce. Por isso, é melhor evitar.
Dica: Se precisar usar essas ferramentas, aplique um protetor térmico e ajuste a temperatura para um nível médio ou baixo. E, mesmo assim, tente pelo menos uma vez na semana lavar os cabelos e deixar secar ao natural.
Evite penteados apertados
Penteados que puxam muito o cabelo, como rabos de cavalo apertados ou tranças, podem causar tensão nos fios e enfraquecer os folículos, resultando em queda e afinamento capilar.
Dica: Opte por penteados mais soltos e use elásticos de cabelo macios.
Proteja o cabelo dos raios UV
Assim como você protege sua pele do sol, os cabelos também precisam de proteção. Senão, podem acabar ressecados e desbotados.
Dica: Use chapéus ou produtos capilares com proteção UV quando estiver exposto ao sol por longos períodos.
Adote uma rotina de limpeza suave
Limpar o couro cabeludo de forma suave ajuda a remover resíduos e excesso de oleosidade sem agredir os fios, mantendo o ambiente capilar saudável.
Sugestão: Use xampus suaves, sem sulfatos agressivos, e evite lavar o cabelo todos os dias para preservar os óleos naturais.
Mantenha o equilíbrio do pH capilar
Outra dica para rejuvenescer os cabelos é manter o pH dele sempre em equilíbrio. Dessa forma, você previne ressecamento, oleosidade excessiva e descamação.
Dica: Produtos com pH balanceado ajudam a manter o couro cabeludo saudável e os fios mais fortes.
Pratique exercícios físicos
Os exercícios físicos também são fundamentais para a saúde capilar. Isso porque eles ajudam a combater o estresse, que é um dos principais fatores que acabam com a saúde e beleza dos fios.
Dica: Faça exercícios aeróbicos 3x na semana e musculação 2x na semana.
Consulte regularmente um profissional
Por fim, não se esqueça de se consultar com especialistas em cabelos. Dessa forma, se houver algum problema, o diagnóstico será mais rápido.
Dica: Faça check-ups capilares, especialmente se notar mudanças significativas no seu cabelo, como afinamento ou queda excessiva.