Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja os cuidados para pintar o rosto na Copa do Mundo
Veja os cuidados para pintar o rosto na Copa do Mundo - Foto: Shutterstock

Beleza

Brasil x Suíça: dicas para pintar o rosto e torcer com segurança

Dermatologista explica como pintar o rosto de maneira segura e proteger a pele de alergias e irritações nos dias de jogos

Nesta segunda-feira (28), acontece o segundo jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, e tem muita gente que, mesmo no trabalho, não vai deixar de pintar o rosto para torcer pelo Brasil. 

Mas, apesar dessa prática ser comum entre os torcedores, é importante ter atenção ao tipo de tinta utilizada na pintura, pois produtos inadequados podem causar danos à pele, como alerta a dermatologista, Adriana Vilarinho. 

“Os produtos não específicos para pintura facial podem gerar alergias e irritações na pele e nos olhos. Os sinais como ardência, vermelhidão e ressecamento podem surgir desde o primeiro momento da aplicação ou até horas após. Caso não haja os cuidados necessários, algumas tintas podem causar manchas ou até mesmo cicatrizes”, explica.

De acordo com a especialista, o uso de produtos inapropriados na pele podem ainda agravar casos de acne e piorar a oleosidade. Por isso, deve-se sempre utilizar tintas dermatologicamente testadas e específicas para o rosto.

No caso de peles sensíveis, como as das crianças, a dermatologista indica o uso de tintas hipoalergênicas, que são produtos menos agressivos, feitas à base de água. Portanto, são uma opção mais segura na hora de pintar o rosto. Abaixo, você confere mais algumas dicas da especialista que podem, literalmente, salvar a sua pele nestes dias de jogos. 

1. Use filtro solar

A pele deve ser preparada antes da aplicação das pinturas com higienização e aplicação de filtro solar.

2. Pinte o rosto com itens adequados

A aplicação das tintas deve ser feita com esponjas, pincéis e lápis suaves para que não machuquem a pele, evitando as áreas próximas aos olhos.

3. Verifique o prazo de validade do produto

O prazo de validade dos produtos precisam ser checados.

4. Retire a tinta do rosto corretamente

A retirada deve ser feita com demaquilantes sem álcool na composição com auxílio de um algodão, sempre com movimentos suaves e sem esfregar em excesso para não ferir a pele.

5. Lave e hidrate a pele

Após a retirada é importante realizar a lavagem com sabonete facial suave e, por fim, hidratar a pele.

6. Atenção aos sinais de irritação

Qualquer sinal de irritação, vermelhidão ou aparecimento de bolinhas na pele, o produto deve ser imediatamente retirado e avaliado por um médico dermatologista.

Fonte: Dra. Adriana Vilarinho, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento