Nos últimos tempos, muitas pessoas têm buscado uma beleza mais natural e sem exageros, inclusive as famosas. Por isso, procedimentos estéticos mais invasivos têm dado lugar àqueles menos exagerados e mais sutis. É a estética “clean girl”, ou seja, a filosofia da beleza minimalista, ou do quiet makeover.
“Hoje, as pessoas preferem intervenções mais delicadas, que apenas suavizam traços ou corrigem pequenas imperfeições, ao invés de mudanças dramáticas e visíveis. Isso se alinha com a proposta minimalista que ganhou força no universo da estética”, afirma o Dr. Willian Ortega, dentista especialista em harmonização facial e sócio-fundador da Academia da Face.
A popularização de tecnologias diversas e avançadas, mais conhecidas como “microprocedimentos”, como lasers, bioestimuladores de colágeno, botox sutil, aplicação de ácido hialurônico para preencher linhas finas e o lifting com fios, é um reflexo dessa mudança de mentalidade. Segundo o especialista, celebridades que antes eram associadas a procedimentos exagerados e visíveis agora buscam resultados discretos, valorizando uma aparência mais fresca e natural.
“A ideia não é alterar drasticamente o rosto da pessoa, mas apenas realçar o que já é bonito, trazendo equilíbrio e harmonia. O segredo está no detalhe, na sutileza e na personalização do procedimento para cada pessoa”, explica Dr. Willian, que é referência na área e acompanha as tendências estéticas de perto.
Cuidados com os procedimentos
Mesmo no quiet makeover, é preciso ter atenção para que os procedimentos não acabem dando errado e trazendo consequências indesejadas. E, junto com essa busca por uma beleza mais natural, veio um interesse maior por esses cuidados preventivos.
É preciso, por exemplo, pesquisar bem sobre o procedimento, para entender suas possíveis consequências. Além disso, é essencial buscar profissionais e clínicas de qualidade, que, inclusive, possam te orientar sobre se determinado procedimento é mesmo uma boa opção para você.
E você, também tem aderido ao quiet makeover?