Beleza

Banho premium: nova tendência do TikTok exige cuidados com a pele

Apesar do banho premium ter a intenção de cuidar da pele, dos cabelos e do bem-estar, ele pode ser prejudicial; especialista explica

Veja por que a tendência do banho premium pode ser perigosa - Shutterstock

Não é de hoje que algumas pessoas adoram ficar um tempão no chuveiro ou na banheira para tomar um banho longo e relaxar com a água quentinha, não é mesmo? Entretanto, recentemente, essa prática, combinada com alguns outros cuidados ligados à pele, ao cabelo e ao bem-estar, virou febre no TikTok e ganhou um novo nome – banho premium.

A ideia é tirar um tempo, pelo menos uma vez na semana, para relaxar e tomar um banho mais prolongado. Ele pode durar várias horas e inclui também cuidados com a pele, usando produtos como máscaras faciais, géis, óleos e hidratantes. Além disso, é comum ver pessoas na rede social que recomendam deixar uma música suave tocando ou passar um perfume no final. 

Entretanto, por mais que possa parecer gostosa, a prática pode ser perigosa, segundo a fisioterapeuta dermatofuncional Dra. Adriana Hernandez. “Os banhos muito prolongados e com temperaturas elevadas podem prejudicar a pele irritada e ressecada. Ademais, podem remover a camada protetores da pele, que é a camada de gordura”, explica.

A esfoliação, muitas vezes parte do processo, também pode provocar alergias na pele e deixá-la mais exposta a infecções, especialmente se feita incorretamente. Isso sem contar que é preciso ter cuidado com perfumes, pois dependendo de onde passar, eles também podem causar problemas.

Cuidados necessários

Segundo a Dra. Adriana, um banho deve ter entre 5 e 10 minutos e ser de morno a frio, para não causar o ressecamento da pele. Mesmo assim, dá sim para tirar um tempinho da semana para se cuidar melhor. Basta não ficar tanto tempo no banho e passar certos produtos para a pele depois dele.

Outros elementos, como a música suave, são ótimos para o relaxamento, mas também não precisam ser durante o banho em si. Por fim, é preciso saber escolher os produtos corretos que não vão causar problemas.

“Escolha os com menos cheiro possível, menos abrasivos, respeitando o pH da pele, que é diferente entre o corpo e o rosto. Assim, não use o mesmo produto nos dois”, finaliza a especialista.

Mais notícias como essa

Saúde

Você já comprou roupas novas e, ao vesti-las, sentiu sintomas de alergia? Saiba o que pode causar esse problema e como combater os sintomas

Finanças e Empreendedorismo

As comprar por impulso na Black Friday podem fazer com que muitas pessoas gastem mais do que podem, então é preciso ser consciente

Pets

Confira estratégias para tornar o processo de adestramento mais eficaz e prazeroso para o seu pet

Receitas

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o pão e explica como consumi-lo sem engordar

Sair da versão mobile