O que você tem colocado no seu prato? A resposta para essa pergunta pode ser também o motivo para a sua pele não estar tão saudável, sabia? Isso porque alguns alimentos têm exatamente os nutrientes que nossa pele precisa para manter a saúde e também a beleza. Assim, a busca por maior elasticidade e firmeza deve começar pelo cardápio!
Segundo a nutróloga Marcella Garcez, além de manter hábitos inteligentes de skincare, como o uso diário do protetor solar, apostar em padrões alimentares corretos é outra dica superimportante para a saúde da cútis. "Em poucas palavras, a maioria das pessoas precisa comer mais frutas e vegetais, ingerir boas fontes de proteínas e gorduras saudáveis, reduzir açúcar e sal e preferir alimentos integrais aos processados", alerta.
Nesse sentido, a especialista explica que um prato colorido costuma beneficiar o organismo, auxiliando na manutenção da saúde e também da pele. "Estudos recentes ressaltam que condições crônicas de pele podem se beneficiar de mudanças na dieta. E, mesmo com pele relativamente limpa, uma dieta rica em gordura, alimentos processados, açúcar e álcool pode causar inflamação, inchaço e desidratação, acelerando também o envelhecimento", salienta.
Apostando nos alimentos certos:
Que tal dar uma turbinada no cardápio e começar a investir em alimentos para deixar a pele mais saudável, firme e bonita? Abaixo, confira 11 opções recomendadas pela médica:
Contudo, vale ficar de olho nos excessos ou até na obsessão por determinado alimento, viu? Afinal, embora essas opções possam contribuir com a saúde da pele, outros hábitos devem estar associados à alimentação, como uma boa rotina de skincare. Mantenha o equilíbrio e garanta resultados ainda melhores!
Pele brilhante é sinônimo de água:
Além da variedade no cardápio, Marcella reforça que a ingestão de água mineral também é essencial para o organismo. "As recomendações da quantidade a ser ingerida diariamente variam de acordo com o sexo, idade, peso corporal, atividade física, condições de saúde e ambientais. Mas, de forma geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo para adultos saudáveis de, ao menos, dois litros por dia", clarifica.
Quer mais dicas? Assista o vídeo abaixo:
Fonte: Marcella Garcez, médica nutróloga, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).