Quando o assunto são cuidados com os cabelos, existe uma recomendação que vale para todo mundo: sempre dar preferência aos produtos e tratamentos específicos para o seu tipo de fio. Ou seja, se você tem o cabelo oleoso, deve buscar shampoos que limpem mais, já se os cachos predominam por aí, dá para apostar no pré-poo e assim por diante.
E essa indicação parece bem fácil, né? Porém, pode ser um desafio investir nos cuidados certos quando você ainda não sabe qual é o seu tipo de cabelo. Afinal, como buscar produtos específicos sem essa resposta? Impossível!
Pensando em decifrar esse mistério de uma vez por todas, conversamos com a cabeleireira Janny Mota, que explicou um pouco mais sobre cada madeixa e deu dicas de como identificar a sua. Vem ver!
Como saber qual é o meu tipo de cabelo?
Segundo a profissional, é preciso conhecer as principais características dos tipos de cabelo e observar quais delas você apresenta. Olha só:
Oleosos
Raiz oleosa e pontas secas são sinais de cabelo oleoso. Nesse caso, a recomendação é lavar com shampoo esfoliante ou detox e hidratar as pontinhas.
Secos ou ressecados
Esse aspecto é comum nas madeixas quimicamente tratadas, como nos platinados, por exemplo. Além desses, os cacheados também podem ser mais secos. O cuidado ideal é apostar em uma boa máscara à base de óleos de macadâmia ou argan.
Lisos
O cabelo liso é aquele pouquíssima ou nenhuma ondulação, onde a maior parte dos fios são naturalmente alinhados.
Ondulados
As ondas podem variar entre finas, médias e grossas. Porém, costumam formam um "S" e, normalmente, são cabelos fáceis de modelar. Os mais grossos são mais volumosos, enquanto finos e médios são quase lisos.
Cacheados
São os que possuem cachos e podem ser mais finos ou mais grossos. É preciso identificar a espessura para cuidar do jeito certo, viu? Assim, cremes mais pesados ou à base de óleos são ideais para fios grossos e armados, enquanto cremes leves e leave ins são as opções certas para os cachos finos.
Fonte: Janny Mota, cabeleireira.