O calor é extremamente convidativo para sair de casa, fazer passeios ao ar livre, ir à piscina e à praia, entretanto isso tudo pode se transformar em um desastre para o seu cabelo, caso ele não esteja bem protegido.
Em excesso, os raios solares ressecam os fios e fazem com que eles se danifiquem mais facilmente. Para evitar, é necessário adotar cuidados especiais durante o período mais quente. Ou seja, não basta apenas lavar o cabelo com frequência.
Há outras medidas que você deve tomar, inclusive durante o banho e na hora de dar aquele mergulho! Ana Paula Cotrim, que é especialista da Fast Escova, traz algumas dicas de como cuidar das madeixas durante o verão:
Hidratação
Esse não é o único cuidado necessário, mas é um dos mais importantes. Quando o calor retira a umidade natural do cabelo, deixando-o mais quebradiço e sem força, você precisa compensar na hidratação.
Uma técnica é incorporar máscaras para hidratar na rotina capilar duas vezes por semana ou mais, dependendo de quão seco seus fios são. Elas têm o poder de nutrir e trazer de volta o brilho natural.
Proteção contra os raios solares
Em dias de muito sol, muita gente lembra de passar o filtro solar para proteger a pele. Mas você sabia que esses cuidados também devem ser estendidos aos fios? Produtos com proteção UV para os cabelos existem e são essenciais.
Acessórios como chapéus, lenços e bonés podem ser outra grande ajuda. Mas atenção: caso tenha mergulhado e o cabelo esteja molhado, busque secar antes de colocar qualquer acessório na cabeça. Do contrário, pode surgir caspa.
Para mergulho
A água salgada do mar pode potencializar o ressecamento dos fios. Já na piscina, os produtos químicos na água podem mudar a cor de cabelos tingidos para um tom mais esverdeado ou desnutrir as madeixas.
Para cuidar disso, busque enxaguar com água doce após dar o mergulho, seja na praia ou na piscina, e penteie os cabelos com alguma água termal ou leave-in.
Na hora do banho
Mesmo que o ideal seja não lavar o cabelo todos os dias, em época de extremo calor e idas à praia e piscina, não tem como ficar sem.
Para balancear, procure usar produtos mais leves, formulados para uso frequente, geralmente suaves e menos propensos a causar ressecamento.
Evite produtos com petrolato, que criam uma barreira nos fios, impedindo a absorção de nutrientes.
Menos secador, chapinha e babyliss
Por fim, se o calor excessivo do sol já pode danificar os cabelos, imagine o que ocorre se você acrescentar secador, chapinha e babyliss…
Aproveite as temperaturas altas para deixar secar naturalmente ou use protetores térmicos capilares para não sofrer com os danos.