Você escolheu os melhores produtos, gastou um tempão na maquiagem e mesmo assim ela borrou? A situação é chata, mas a boa notícia é que tem solução! Evitar alguns hábitos, apostar em cosméticos certeiros e pôr em práticas os famosos truques de maquiador pode acabar com o problema de uma vez por todas.
Para te ensinar a não borrar a make nunca mais, quem dá as dicas é a maquiadora Kátia Freire. Confira abaixo e faça o teste na sua próxima maquiagem!
A preparação de pele é essencial
Basta a temperatura aumentar um pouco mais ou a pele ser oleosa que a base começa a derreter, o delineador a borrar e tudo vai por água a baixo, né? No entanto, isso pode ser evitado com um simples produtinho: o primer! Ele deve ser aplicado pré-make, ou seja, na etapa de preparação da pele e garantirá que tudo permaneça intacto, além de matificar e disfarçar poros e linhas.
O excesso não vai te ajudar
Sabe quando tem uma mancha ou espinha e pensamos que quanto mais corretivo ali, melhor? Essa ideia nunca dá certo, afinal, na tentativa de esconder acabamos evidenciando ainda mais. E a premissa vale também para outros cosméticos, como o rímel. Se a máscara de cílios for aplicada em excesso, por exemplo, cada piscada que você der causará a transferência do produto para a pálpebra e abaixo dos olhos. O resultado: olhar borrado e muitas manchas!
O seu tipo de pele é o que mais importa
Para a make dar aquele match certeiro é fundamental investir em produtos específicos para o seu tipo de pele. Isso vale para bases, corretivos, máscaras de cílios, pó e assim por diante. No caso do corretivo, principalmente, lembre-se de optar por um que seja resistente ao suor, calor e tenha alta durabilidade. Depois, sele com um pó compacto para uma finalização ainda mais duradoura.
Tudo à prova d'água
Um dos principais vilões — e culpados — da maquiagem borrada é o suor. Seja pelos dias mais quentes ou pela oleosidade excessiva, o rosto "molhado" é um cenário perfeito para o problema acontecer. Entretanto, se os cosméticos usados forem à prova d'água, isso não vai acontecer. Essa aposte vale principalmente para rímel e delineador.
Nada de esfregar os olhos
Ainda que o primer esteja bem aplicado e seus cosméticos sejam resistentes e de alta durabilidade, esfregar os olhos com força pode botar tudo a perder, viu? Se coçar, faça movimentos leves com os dedos ou use um cotonete.
E o choro? Bom, não dá para controlar isso, né? Então, o jeito é deixar as lágrimas caírem sem secá-las com a mão e, se necessário, passar levemente um algodão ou cotonete, mas sem arrastá-los, apenas com batidinhas.
Fonte: Kátia Freire, maquiadora oficial da Avon.