Beleza

4 passos para escolher a vitamina C ideal para a sua pele

Com ação antioxidante, a aplicação da vitamina C é uma etapa importante do skincare, mas precisa ser escolhida com atenção, viu? Saiba mais

Existe uma vitamina C perfeita para você! - Shutterstock

Para fazer um skincare bom e completo não são necessários muitos produtos. No entanto, algumas etapas são essenciais, como a limpeza, hidratação e proteção solar. Entre elas, porém, existe um passo benéfico e quase obrigatório para cuidar da pele: a vitamina C! E isso vale, inclusive, no inverno, viu?

“Assim como a radiação solar, o frio, o vento e o ar seco também causam agressões a nossa pele, o que faz com que o tecido cutâneo tenha que trabalhar dobrado para conseguir se proteger. O resultado é o aumento da inflamação e do estresse oxidativo com consequente aceleração do processo de envelhecimento. Então, a melhor maneira de prevenir e combater é usando ingredientes antioxidantes, como a Vitamina C”, explica a cosmiatra Ludmila Bonelli, especialista em dermatocosmética. 

Ou seja, para manter a cútis saudável e bonita, é preciso — entre outras coisas — ter uma vitamina C para chamar de sua! Mas qual escolher? Será que são todas iguais? Pensando nessas dúvidas, Ludmila entregou um passo a passo para escolher o produto ideal para a sua pele. Vem ver! 

4 passos para escolher a vitamina C ideal para a sua pele
Apesar da cor forte da laranja, o uso tópico da vitamina C é quase incolor, sabia? (Crédito: Shutterstock)

O tipo da vitamina C:

Já que nem todos os produtos disponíveis são iguais, é preciso conhecer a melhor opção comercializada atualmente para acertar no skincare. Segundo a cosmiatra, “a versão encapsulada em permeadores biocompatíveis de Silício Orgânico, encontrada nos rótulos dos cosméticos como Ascorbosilane C” é uma das melhores! No frio, ela garante que usá-la faz ainda sentido devido ao seu poder hidratante — afinal, a pele fica bem ressecada durante o inverno. 

De olho na coloração:

Diferente das laranjas, comumente associadas à vitamina C, seu uso tópico é quase transparente, viu? Por isso, se notar algum dermocosmético com coloração alaranjada, é melhor fugir! A especialista destaca que essas fórmulas contam com corantes, capazes de prejudicar a pele e até causar reações indesejadas.

Sinta o cheiro:

Nada de cheiro cítrico nesse produto! “A Vitamina C é praticamente inodora, não possuindo cheiro. Então, ao optar por um produto, preste atenção ao cheiro, que não deve ser forte ou desagradável. Esse é outro indício que o produto pode estar oxidado”, alerta a profissional. 

Associação com outros ativos:

Embora o uso tópico só da vitamina C já seja ótimo para a pele, Ludmila pontua que a associá-la a outras substâncias pode potencializar seus resultados. Nesse sentido, ela destaca a Niacinamida. “Enquanto a Niacinamida age reduzindo a inflamação da pele e impedindo que a melanina alcance as camadas mais superficiais do tecido cutâneo, a Vitamina C inibe a produção desse pigmento. Juntos, esses dois ativos previnem e clareiam significativamente as manchas”, ensina. 

4 passos para escolher a vitamina C ideal para a sua pele
Na hora de escolher sua vitamina C, preste atenção no cheiro (Crédito: Shutterstock)

Por fim, outro ponto muito importante na hora de escolher uma vitamina C para chamar de sua é consultar um especialista, ok? Até porque, não há ninguém melhor do que ele para entender as necessidades da sua pele e receitar o cosmético mais adequado! 

Fonte: Ludmila Bonelli, cosmiatra especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Sair da versão mobile