Os cremes anti-idade chegaram bem antes das várias etapas de skincare que fazemos hoje em dia, sabia? Isso porque combater o envelhecimento da pele sempre foi um desejo comum entre as mulheres. Assim, os produtos agiam melhorando o aspecto de rugas e linhas finas, além de também prevenir os sinais.
Porém, apesar de o uso tópico de soluções realmente funcionar — sobretudo na prevenção —, a eficácia vai depender totalmente dos ativos presentes na fórmula. Ou seja, não existe milagre: é tudo ciência! Desse modo, para alcançar resultados reais contra os sinais de envelhecimento é preciso apostar nos produtos certos.
Que tal conhecer alguns ativos que realmente tratam e combatem rugas, linhas finas, marcas e manchas da pele? Aí fica mais fácil saber em qual creme investir e o que esperar com o uso!
4 ativos úteis para evitar e combater o envelhecimento
Abaixo, um time de especialistas nos cuidados com a pele lista substâncias que devem estar presente nas fórmulas dos dermocosméticos para obter de verdade melhoras nos sinais. Aliás, eles valem para tratar e melhorar a aparência de quem já apresenta a pele envelhecida e também como prevenção, viu? Confira:
Vitamina C
Melhoras na aparência de rugas finas e grossas do rosto e pescoço e na textura da pele podem ser esperadas com o uso tópico da Vitamina C. Além disso, quando combinado com o filtro solar — que deve vir por último —, ajuda também na proteção contra os raios ultravioletas e a reparar as agressões sofridas pelo sol e radicais livres devido ao seu poder antioxidante.
Resveratrol
Também conhecido como o “bonzão” do skincare, esse ativo vai agir como antioxidante, clareador e anti-inflamatório. Como se já não bastassem todas essas funções, ele ainda age estruturas do DNA, importantes no processo de envelhecimento. Por essas razões, é um dos principais e mais efetivos compostos de produtos anti-idade.
Ácido hialurônico
Esse é um velho conhecido dos adeptos à rotina de cuidados com a pele, né? Coringa na hidratação, o ácido hialurônico está presente naturalmente no organismo. Dessa forma, seu uso repõe tudo aquilo que foi perdido, hidratando a derme a deixando mais protegida contra as agressões causadoras do envelhecimento. Na hora de comprá-lo, priorize versões que contenham o ácido fracionado, pois o nível molecular é menor e mais eficaz.
Niacinamida
Além de ser uma substância poderosa no quesito hidratação e combate ao ressecamento cutâneo, a niacinamida tem sua eficácia comprava cientificamente em tratar manchas, inclusive de melasma. Com função antioxidante, aumenta o reparo do DNA, agindo imediatamente em danos da pele e promovendo um efeito calmante.
Confira o vídeo a seguir:
Fontes: Daniel Cassiano, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD); Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da SBD e SBCD; Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética; e Maria Eugênia Ayres, farmacêutica pós-graduada em farmacologia clínica.