Você com certeza já ouviu falar na expressão casal ioiô em algum momento, ou então, só de ouvir a expressão, já pensou em algum relacionamento... Na última semana, os sertanejos Maiara e Fernando Zor — famosos pelo vaivém — anunciaram seu término. E, entre idas e vindas, esse já é o décimo rompimento do agora ex-casal.
Mas, engana-se quem pensa que essa é uma condição exclusiva de celebridades. Longe dos holofotes, esse tipo de relação também é muito comum e costuma causar um enorme desgaste não só aos envolvidos, mas também aos amigos e conhecidos do par.
Se você se identificou com essa situação, saiba que é possível levar o romance a outro nível com algumas mudanças de comportamento. Para isso, ouvimos dois especialistas: Arlete Gavranic, psicóloga e terapia sexual, e Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento, que deram algumas dicas. Confira:
O relacionamento ioiô pode se tornar um hábito
Para dar certo, é preciso dialogar e tentar parar de reproduzir as situações que sempre causam brigas ou estresse. É por essa razão que nem sempre a relação consegue ir adiante e se mantém num círculo vicioso.
Nesse sentido, é preciso avaliar quais são os gatilhos que levam aos comportamentos que provocam esse hábito de idas e vindas e, a partir disso, ambos precisam tomar novas atitudes se realmente querem fazer dar certo.
Passado é passado
Pessoas que se encontram em relacionamentos do tipo ioiô podem não se sentir seguras de si ou até mesmo achar que não são amadas de verdade devido a experiências anteriores ruins ou de padrões aprendidos com os pais, como “quem ama perdoa”. Um exercício de autoconhecimento sincero e foco no presente costumam ajudar.
Um basta às DRs
A falta de comunicação pode levar ao fim. Quando tudo se torna uma discussão de relacionamento, a relação pode cair num marasmo e fazer com que a estabilidade se perca. Por isso, é importante conversar, entender e permitir que a outra pessoa da relação viva a vida é algo que pode ser cultivado para a qualidade do relacionamento.
Cuidado com o ciúme
Muitas vezes o ciúme é uma das causas do relacionamento ioiô. Pessoas muito possessivas e ciumentas geralmente sofrem com insegurança pessoal e tudo isso mobiliza brigas e rompimentos. Ou seja, o ideal é evitar esse sentimento!
Proponha uma mudança para ambos
O relacionamento ioiô pode dar certo se houver mudanças e disposição do casal para melhorar. Respeito e boa comunicação são as palavras de ordem para evitar brigas, discussões e até mesmo para dar um basta na relação, tudo bem?
Fontes: Arlete Gavranic, psicóloga e especialista em terapia sexual; Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.