Não parece, mas esta cobertura moderna e tranquila, com bastante verde e luz natural pertence a um apartamento localizado no meio da cidade de São Paulo. “Os revestimentos como madeira e tijolo e as plantas, mesclados com as espreguiçadeiras e a lamparina, deram um ar bem aconchegante à cobertura”, conta Pietro Terlizzi, arquiteto responsável pelo projeto.
Cobertura moderna
Tanto a iluminação quanto os revestimentos do espaço seguem uma linha moderna: o acabamento elétrico é aparente, assim como a própria estrutura metálica; as arandelas e o cordão de luz externo são inspirados nos apartamentos nova-iorquinos; a parede tem tijolos expostos e o piso recebeu porcelanato cimentício.
Nas alturas
As paredes dos jardins verticais recebem incidência de sol durante o dia todo, o que influenciou na escolha das espécies de planta utilizadas. Pietro apostou em samambaias e aspargos, que devem ser podadas e adubadas uma vez ao ano. Já a irrigação é feita por um sistema automático embutido na parede e acionado por um temporizador.
Fica a dica
Segundo Pietro, para decorar um jardim pequeno, é necessário fazer “uso de elementos que tragam a sensação de estarmos em um quintal, como as plantas, vasos, deck de madeira e, se possível, uma bela cadeira para contemplá-lo”.
Texto: Laís Rodrigues | Projeto: Pietro Terlizzi Arquitetura, São Paulo – SP
LEIA TAMBÉM
- Mesa de jantar, jardim e churrasqueira dividem uma área de 7,20m²
- Jardim vertical: as plantas não ocupam espaço e dão vivacidade ao local
- Jardim com lago: para relaxar e entrar em contato com a natureza