Todo mundo já considerou, pelo menos uma vez na vida, mudar a coloração de seus fios. Inclusive, esse tipo de mudança pode ser bastante positivo, pois, se o resultado ficar bom, vai elevar a sua autoestima e até aumentar sua energia. Contudo, para isso, é preciso que você consiga escolher o tom certo para você.
Até porque nada pior do que sair do cabelereiro decepcionado com o resultado, não é mesmo? E sair com uma cor que não é ideal para o seu cabelo é uma das piores experiências nesse sentido.
Para te ajudar com isso, Cristiano Cintra, cabeleireiro com 30 anos de experiência, expert em loiros e especialista em calorimetria, dá a seguir o passo a passo para descobrir a cor ideal para o seu cabelo:
Descubra o seu subtom de pele
O primeiro passo para escolher a cor perfeita é identificar o seu subtom de pele, que pode ser:
- Quente: Tem um fundo dourado, amarelado ou pêssego. Pessoas de pele quente combinam melhor com tons como loiro dourado, cobre, castanhos quentes e avermelhados
- Frio: Possui um fundo rosado ou azulado. Essas pessoas ficam bem com loiros acinzentados, platinados, castanhos frios e preto azulado
- Neutro: Equilíbrio entre quente e frio. Quem tem esse tom de pele pode usar quase todas as cores, desde que harmonizem com o estilo e a personalidade
Pense no seu estilo e personalidade
Um outro aspecto importante a considerar é como o seu estilo e personalidade vão combinar com o seu cabelo novo. Afinal, a cor dos fios pode ser uma forma de expressão e até influenciar em como as pessoas ao seu redor vão te ver.
Tons mais vibrantes e marcantes, por exemplo, como o vermelho intenso ou loiro platinado, vão te dar uma aparência mais ousada. Já tons naturais, como castanho mel ou chocolate, passam uma imagem sofisticada e clássica.
Uma dica, caso queira dar uma mudada, mas não passar uma impressão completamente diferente da que passa hoje, é fazer apenas luzes ou mechas de outra cor.
Considere a manutenção
Antes de escolher uma cor, leve em conta o quanto está disposto a cuidar do cabelo. De acordo com o especialista, tons mais claros exigem retoques frequentes e cuidados extras para evitar o ressecamento. Enquanto isso, os tons mais escuros e naturais costumam desbotar menos e exigem menos manutenção.
Sempre faça o teste de mecha
Antes de pintar o cabelo de uma cor diferente, é possível fazer um teste de mecha, para ver como o tom reage no seu cabelo, evitando surpresas desagradáveis. Inclusive, com esse teste você descobre se os fios estão saudáveis para receber a química sem grandes danos.
Mesmo assim, muitas pessoas pulam essa etapa, o que não é recomendável. Com ela, você vai ter muito mais chances de acertar na cor para os fios.
