Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Causados pelo excesso de produção de sebo na pele, os cravos podem ser tratados com cuidados de skincare e procedimentos estéticos
Os cravos costumam ser motivo de incômodo estético para muitas pessoas - Foto: Shutterstock

Beleza

Cravos: saiba o que são, tipos e como tratar

Causados pelo excesso de produção de sebo na pele, os cravos podem ser tratados com cuidados de skincare e procedimentos estéticos

Motivo de incômodo para muitas pessoas, os cravos nada mais são que o produto sebáceo da glândula sebácea que se acumula no canalículo, no ducto de saída desta glândula. Quando a produção de sebo é muito grande, esse sebo não dá conta de ser expelido. Dessa forma, ele acaba sendo acumulado e formando no orifício de saída da glândula uma rolha de cera, de sebo. Quando essa rolha está em contato com o oxigênio, ela se torna preta e vulgarmente se chama cravo. 

De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “os cravos costumam aparecer em áreas de maior concentração de glândulas sebáceas, como rosto, costas e peito, principalmente durante a adolescência”. Adultos com tendência à pele oleosa também podem apresentar cravos no rosto. 

Tipos de cravos e suas diferenças 

Os cravos apresentam diferentes colorações dependendo do tipo de obstrução do poro. A dermatologista Lilian Brasileiro, membro da SBD, explica que os cravos pretos, conhecidos como “comedões abertos”, possuem essa coloração devido à exposição do sebo acumulado ao ar, causando a oxidação da melanina presente no conteúdo oleoso. Já os cravos brancos, conhecidos como “comedões fechados”, são cobertos por uma fina camada de pele, sem contato direto com o ar. Por isso, eles mantêm uma coloração mais clara ou esbranquiçada. 

Além disso, por fazerem parte da mesma condição de pele, muita gente pode confundir cravo e acne entre si. No entanto, cada um possui manifestações distintas, segundo a dermatologista Mônica Aribi. “O cravo, para nós dermatologistas, já é considerado uma acne de grau 1. E o que o leigo chama de espinha é o cravo infectado pelas bactérias que estão na nossa pele normalmente. Mas, na verdade, a acne, dependendo do grau, pode ter cravos, pústulas, pode ter abscessos, dependendo do grau de gravidade”, esclarece. 

Como prevenir cravos?

Embora os cravos não sejam prejudiciais à saúde, podem ser incômodos do ponto de vista estético. Por esse motivo, existe uma grande procura por procedimentos que proporcionem uma pele mais lisa e livre de pontinhos. Assim, as especialistas trouxeram algumas dicas de tratamentos que podem ajudar a tratar os cravos e combatê-los. Veja a seguir:

1. Controle da oleosidade

Para evitar o surgimento frequente de cravos, é importante adotar uma rotina de skincare voltada para o controle da oleosidade e a desobstrução dos poros. Utilize sabonete ou gel de limpeza formulados para peles oleosas, com ativos como ácido salicílico e niacinamida, que ajudam a controlar o sebo e a remover impurezas. Produtos voltados para pele oleosa e acneica também são recomendados. 

2. Esfoliação química

A esfoliação química, com ácidos como o glicólico e o mandélico, ou tônicos com ácido salicílico, ajuda a promover a renovação celular e a prevenir o acúmulo de resíduos. Após isso, é indicado o uso de hidratantes leves, com fórmulas oil-free e não comedogênicas, e protetor solar com textura leve e toque seco. Também é recomendado evitar tocar o rosto com as mãos e sempre remover a maquiagem corretamente ao final do dia.

3. Hidrodermoabrasão

Para evitar que o cravo apareça, é importante fazer uma limpeza de pele profissional a cada três meses. Atualmente existem tratamentos como o Hydrafacial, uma tecnologia que tem um sistema Vórtex que aspira as sujidades da pele de forma profunda e ao mesmo tempo insere produtos no tecido cutâneo que nutrem e equilibram a pele. Se o paciente conseguir fazer o Hydrafacial uma vez por mês ou a cada três meses, ele evitará a formação de mais cravos.

4. Aposte nas máscaras

As máscaras antioleosidade podem ajudar a controlar o brilho excessivo da pele. O carvão ativado é um poderoso ingrediente de origem mineral que possui uma série de propriedades benéficas para a saúde e beleza da pele, como controle e absorção da oleosidade e eliminação das células mortas da superfície da pele e do interior dos poros. Quando esse ativo está em uma máscara facial, que fica mais tempo em contato com a pele, como é o caso da Máscara Black Rednek, o produto também previne e remove cravos e reequilibra a saúde do tecido cutâneo, assim garantindo brilho e maciez à pele. 

Mais notícias como essa

Astrologia

A numerologia do sobrenome pode te ajudar a conhecer detalhes sobre suas origens. Veja aqui!

Pets

Médico-veterinário explica quais são as mensagens que estão por trás dos comportamentos mais comuns dos gatos

Receitas

Especialista lista os principais mitos quando o assunto são as diferenças entre sorvetes e gelatos e explica as verdades

Comportamento

Saber o que levar para os bloquinhos pode te ajudar a escapar de alguns grandes perrengues de Carnaval; aprenda aqui