Se você tem um carro, deve imaginar como é ruim ficar sem ele bem em um momento no qual você precisa do automóvel. Para evitar isso, é importante cuidar bem da manutenção do carro, inclusive de seus pneus.
Essa parte do carro é muitas vezes negligenciada, porém esse erro pode custar bem caro lá na frente. Afinal, a manutenção correta dos pneus aumenta muito a sua vida útil e diminui os gastos no futuro.
“É fundamental fazer regularmente a manutenção preventiva dos pneus, não somente no período de férias. Os cuidados não se aplicam somente aos veículos com motores de combustão interna; deve ser dada igual atenção aos veículos elétricos e híbridos”, comentou Fernando Soares, Diretor de E-commerce da PneuStore.
Por isso, a PneuStore, maior e-commerce de pneus brasileiro e integrante da holding Cantu Inc., lista a seguir alguns dos pontos mais importantes em relação à manutenção dos pneus:
Calibragem
A primeira coisa a se pensar na manutenção dos pneus é a calibragem, processo que ajuda a manter uma pressão correta interna nos pneus. Assim, é importante que ela seja feita semanalmente.
As consequências da pressão abaixo do recomendado são: aumento do consumo de combustível; desgaste irregular das laterais dos pneus; risco de cortes, furos e bolhas; maior suscetibilidade a aquaplanagem; perda de estabilidade e risco de explosão.
Já se a pressão estiver acima do que se recomenda, as consequências são: desconforto, já que os pneus absorvem menos os obstáculos do piso; desgaste irregular da banda de rodagem; piora na frenagem; redução na capacidade de tração; aumento no risco de derrapagens e perda de controle do veículo e redução da vida útil dos componentes de suspensão, que passam a trabalhar muito mais forçados.
Balanceamento e alinhamento
Essas duas operações devem sempre ser feitas em conjunto, pois contribuem para a estabilidade e dirigibilidade.
O balanceamento é o processo de distribuir o peso do pneu de forma uniforme por toda a sua circunferência, evitando vibrações e aumentando a sua vida útil. Já o alinhamento é a manutenção do ângulo das rodas, de forma a que fiquem paralelas entre si e niveladas em relação ao solo.
Recomenda-se fazer o balanceamento e alinhamento, além do rodízio dos pneus, a cada 10.000 quilômetros rodados. Ou sempre que o veículo apresentar algum dos seguintes sinais: vibrações no volante, desgaste irregular dos pneus, desvios repentinos na direção, Instabilidade ao dirigir.
É importante consultar um profissional qualificado para realizar o balanceamento e alinhamento de forma adequada e regular.
Nunca use pneus riscados
Por fim, nunca use pneus riscados, pois isso também tem riscos bem graves. Alguns deles são: menor resistência a impactos, probabilidade de estourar, aumento do risco de aquaplanagem em pista molhada e perda de controle do veículo.