Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Rico em nutrientes, o pistache vai além do sabor e oferece benefícios para a saúde cardiovascular e auxilia no equilíbrio da saúde intestinal
O pistache é uma oleaginosa presente em diferentes receitas - Foto: Shutterstock

Sem categoria

Pistache: saiba o que ele pode fazer pela sua saúde

Rico em nutrientes, o pistache vai além do sabor e oferece benefícios para a saúde cardiovascular e auxilia no equilíbrio da saúde intestinal

O pistache conquistou um espaço privilegiado na culinária mundial. Cada vez mais presente em pratos doces e salgados, essa oleaginosa de origem milenar tornou-se um ingrediente indispensável em restaurantes e receitas caseiras. 

A nutricionista Camila Queiroz, coordenadora do curso de nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual, explica que o pistache não apenas encanta pelo sabor, mas também pela sua composição rica e variada. 

“O pistache é uma fonte excepcional de nutrientes como vitaminas do complexo B, tiamina e minerais, como o potássio, fósforo e magnésio. Ele também oferece gorduras saudáveis, fibras e proteínas que promovem saciedade e ajudam no controle do peso”, explica. 

Benefícios do pistache

Por ser rico em flavonoides, luteína e zeaxantina, compostos bioativos que promovem a saúde cardiovascular, o pistache ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de proteger vasos sanguíneos, diminuindo riscos de infarto e AVC.  

“A fibra presente no pistache também atua como prebiótico, alimentando bactérias benéficas como Bifidobacterium e Lactobacillus, fundamentais para o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso fortalece o sistema imunológico e protege contra condições inflamatórias, como síndrome do intestino irritável”, conta Queiroz.  

Apesar de conter 562 calorias a cada 100 gramas do alimento, o pistache pode ser incluído em dietas específicas graças à combinação de fibras, proteínas e gorduras boas. Além disso, o alimento ajuda na saciedade, favorece o controle do colesterol e auxilia na manutenção de um peso saudável. 

Como comer pistache

Ainda de acordo com a nutricionista, o pistache pode ser consumido de diversas maneiras: puro, como lanche, ou incorporado em receitas como saladas, sobremesas e granolas. Para maximizar seus benefícios, a especialista indica optar pelo alimento in natura ou sem sal, consumindo cerca de 300 gramas por dia.  

“Adicionar pistaches em iogurtes, frutas ou granolas é uma maneira prática e saborosa de manter uma dieta equilibrada. Eles fornecem energia e saciedade, além de combinarem bem com diferentes tipos de pratos”, conclui a especialista.

Mais notícias como essa

Saúde

Veja como melhorar seus hábitos, fortalecer sua saúde e ter mais qualidade de vida

Casa & Decor

Veja como se livrar deste problema com produtos que você tem em sua casa

Estilo de Vida

Se você está no modo cansada de buscar um amor, onde há ansiedade com as mesmas atitudes: você pode estar com dating burnout

Entretenimento

Filme dirigido por Marco Dutra reúne nomes como Danilo Grangheia e Betty Faria no elenco e chega aos cinemas dia 30 de outubro