Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba quais alguns dos direitos do consumidor que você pode usar ao seu favor
Saiba quais alguns dos direitos do consumidor que você pode usar ao seu favor - Shutterstock

Estilo de Vida

10 direitos do consumidor que você tem e talvez não saiba

Existem vários direitos do consumidor que podem te ajudar em situações do dia a dia e você nem sabia que tem; confira alguns deles

Todo mundo já ouviu falar de direitos do consumidor, porém poucos realmente sabem quais são todos eles, não é mesmo? Por isso, em várias situações, as pessoas acabam sofrendo injustiças dos mais diversos tipos de empresas e não sabem como lutar contra isso.

Segundo o advogado Eros Belin de Moura Cordeiro, é fundamental que os consumidores conheçam as leis para irem atrás de seus direitos. Já o professor Sérgio Czajkowski Júnior, pesquisador e consultor nas áreas de Marketing de Serviços e de Varejo, Comportamento do Consumidor, Negociação e Vendas, complementa que saber essas informações é ainda mais importante com a ascensão das compras online.

“Por não termos mecanismos de controle realmente efetivos no ciberespaço, o número de fraudes, golpes e outras práticas lesivas aos consumidores tem crescido de forma significativa no Brasil e em outros mercados mundiais. A melhor maneira de evitar prejuízos é através da informação”, ensina o professor.

A seguir, os dois especialistas separaram 10 dicas de direitos do consumidor que você talvez ainda não conheça:

1- Devolução de produtos online

Quando você compra um produto online, tem até 7 dias para se arrepender dela e pedir um reembolso, mesmo que não dê uma justificativa para isso. Inclusive, a empresa não pode pedir que você pague o custo do frete de retorno.

2- Responsabilidade dos estacionamentos

Você com certeza já viu placas em estacionamentos dizendo que o estabelecimento não se responsabiliza por danos aos veículos, não é mesmo? Contudo, isso é considerado uma prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, e o local deve sim se responsabilizar.

3- Ilegalidade da multa por perda de comanda

Restaurantes e bares não podem cobrar multa por perda de comanda. A responsabilidade pela gestão do consumo é do estabelecimento.

4- Ofertas de pacotes gratuitos nos bancos

Os bancos são obrigados a oferecer um pacote de serviços básicos gratuitos, incluindo cartão de débito, saques, transferências e extratos.

5- Garantia estendida não é obrigatória

A garantia estendida é um serviço opcional e não é obrigatória na compra de um produto.

6- Produto com preços diferentes

Se você ver dois preços diferentes para uma mesma mercadoria na loja, a empresa precisa te vender pelo menor deles. Porém, não pense que isso quer dizer que você pode levar de graça caso não haja preço!

7- Comida no cinema

O cinema não pode impedir o cliente de entrar com comida, tampouco exigir que a compra ocorra nas lojas da bilheteria. Isso é considerado venda casada e viola a liberdade de escolha do consumidor.

8- Serviços nas férias

Quando você viaja, não precisa pagar pelos serviços que mantêm em casa, como internet e TV a cabo. Basta solicitar à operadora a suspensão temporária dos serviços e a interrupção na cobrança de mensalidade.

9- Crianças em restaurantes

Outro dos direitos do consumidor que muitos não conhecem é o de que restaurantes não podem proibir a entrada de crianças.

10- Produto de mostruário

As peças de mostruário também têm garantia, pois a venda de produtos já expostos não exime o fornecedor de realizar possíveis reparos de defeitos que impeçam seu bom funcionamento.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Comportamento

Terapeuta comportamental dá dicas para ser mais feliz em 2025 pensando no “agora”, e não vendo a felicidade apenas como um alvo a conquistar

Comportamento

Psicóloga explica qual a melhor opção para quem quer usar as férias para relaxar e “desligar o cérebro”: viajar ou ficar em casa

Saúde

Cardiologista explica como uma dieta balanceada e rica em determinados alimentos bons para o coração faz a diferença