Hoje, 26 de agosto, é comemorado o Dia do Cachorro. Isso mesmo, o animal que é considerado o melhor amigo do homem tem até um dia dedicado a ele, no qual muitos tutores fazem homenagens aos seus fiéis pets! Porém, se você também está querendo se juntar ao clube dos que tem um filhote em casa, precisa antes entender como dar a ele todos os cuidados dos quais precisa.
E um dos cuidados que muitas pessoas acabam esquecendo, mas é muito importante, é a adaptação e preparação da casa para receber o animal. Afinal, algumas medidas são essenciais para que o filhote consiga se adaptar bem ao ambiente e se sentir em casa.
Quer saber como fazer isso? Então veja, nesse Dia do Cachorro, as dicas da médica-veterinária Kelly Carreiro, da Special Dog Company:
Preparando o lar para o novo filhote
A adaptação de um filhote ao novo ambiente pode levar um tempo, e é normal que ele estranhe o novo lar, especialmente nas primeiras noites. Para facilitar essa transição, crie um espaço exclusivo para o filhote, que deve ser arejado, confortável e livre de barulhos e correntes de ar.
“Providencie uma cama limpa e confortável e, se possível, coloque uma toalha com o cheiro da mãe, fornecida pelo canil ou responsável pela doação. Além disso, brinquedos de pelúcia podem ajudar a simular o contato corporal que ele tinha com seus irmãos”, afirma Kelly.
Tornando o ambiente seguro
Todos os locais pelos quais o cão vai estar livre para circular precisam ser seguros para ele. Ainda mais porque filhotes são bastante curiosos e ativos, então podem acabar sofrendo acidentes se o local tiver algum perigo para eles. Preste muita atenção nisso antes de trazer o animal para casa.
Interação com crianças
Para uma convivência harmoniosa entre o filhote e as crianças, é importante que ambas as partes entendam e respeitem suas necessidades.
“Explique para as crianças que o filhote, assim como elas, precisa de momentos de descanso e que é preciso tratá-lo com carinho e respeito. Supervisione os primeiros contatos para garantir que a interação seja gentil e construtiva”, indica a especialista.
Socialização com outros animais
Se você já tem um outro cãozinho, o ideal é fazer o primeiro encontro deles em um local neutro, como um parque. Além disso, é importante sempre se lembrar de dar atenção ao animal que já estava na sua casa, para que ele não se sinta excluído com a chegada do novo pet.
Já no caso de gatos, é muito importante fazer o contato de forma gradual, inicialmente deixando certa distância entre eles, para que possam se acostumar um ao outro.