A faca é um utensílio indispensável durante o preparo de alimentos, sejam eles assados ou cozidos. No entanto, a variedade de facas disponíveis na cozinha pode gerar dúvidas em relação a utilidade de cada uma. Pensando nisso, trouxemos abaixo um guia sobre os principais modelos de faca e a funcionalidade de cada uma delas para você acertar da próxima vez que for cozinhar um alimento. Confira:
Faca do chef
A faca do chef é um modelo multiuso, pois auxilia no preparo dos mais variados pratos e receitas. Ela é caracterizada por um comprimento que varia entre 15 e 30 cm, uma ponta curvada e uma lateral larga, que permite cortar os alimentos com muita precisão.
De acordo com essas características, a faca do chef é polivalente. Ou seja, ela é ótima para picar, descascar e cortar os alimentos. A sua lâmina possui um design que facilita o uso e permite cortar frutas, folhas, legumes, verduras e carnes em todas as consistências. Além disso, a lateral do modelo ajuda a amassar alhos e nozes.
Faca de desossar
Também conhecida como “fillet knife” ou até mesmo “boning knife”, o modelo possui uma lâmina longa, que chega até 17 cm. Essa faca é crucial para a manipulação de peixes, carnes e aves, já que oferece um corte bem rente à superfície do osso. Assim, sua ponta atua na remoção precisa de gorduras e nervos.
Santoku
De origem japonesa, o nome “santoku” refere-se às três vantagens oferecidas por esse modelo, que é picar, cortar e fatiar os mais diversos alimentos, entre eles, peixes, carnes e vegetais. Assim como a faca do chef, a santoku também pode ser usada como uma faca multiuso, sendo bastante versátil para o dia a dia!
Faca de ofício
A faca de ofício é a escolha certeira para tarefas minuciosas como tirar as sementes da cereja, para limpar o camarão e para descascar frutas. Esse modelo “encaixa” melhor na mão e traz um melhor resultado.
Faca de pão
Esse modelo é caracterizado por sua lâmina de serrilha. Assim, elas funcionam em movimento de “vai e vem” e amassam menos os alimentos a serem cortados. Por isso, ela é ideal para para cortar bolos, vegetais de casca dura e alimentos mais “aquosos”, como tomate, nectarinas e melancias.
Além disso, ao contrário das outras facas citadas, a faca de serra não precisa ser afiada e tem uma vida útil muito longa. Por fim, vale lembrar que esse tipo de utensílio não deve ser usado no corte de carnes, uma vez que estragam a disposição das fibras.
Cutelo
O cutelo é um dos modelos de faca com menor uso prático da cozinha, já que sua função é de corte de grandes pedaços de carne, congelados e até mesmo ossos. Entretanto, nenhum outro modelo consegue entregar os mesmos resultados nessas funções específicas. O modelo é indicado para o preparo de carnes para churrasco e algumas receitas de assado.
Fonte: Guia da Cozinha