Durante o inverno, o cabelo pode ficar mais seco e frágil devido às baixas temperaturas. Banhos quentes podem aumentar o ressecamento dos fios e contribuir para a coceira e até dermatite no couro cabeludo. A boa notícia é que a adoção de alguns cuidados ajudam a evitar que o clima da estação prejudique a saúde dos cabelos. Abaixo, a dermatologista Lilian Brasileiro elenca quatro dicas para manter os fios saudáveis no inverno. Confira!
Evite água quente
A água quente remove os óleos naturais do cabelo e do couro cabeludo. Portanto, evite tomar banhos com a temperatura da água muito alta. “A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, o que seria suficiente para embaçar apenas um pouco o espelho do box. E se conseguir, depois de um banho morno, passe uma água mais fria só no cabelo”, indica Lilian.
Seque o cabelo
O cabelo demora mais de um dia para secar naturalmente, por isso utilize o secador para não deixá-lo úmido e favorecer a proliferação de fungos. “Use o secador em uma temperatura mais amena, mantenha uma distância de mais ou menos 10 cm do seu cabelo e aplique o protetor térmico”, orienta a médica.
Abuse de hidratantes
Máscaras que contenham óleos vegetais ajudam a repor a “gordura boa” do cabelo perdida com as lavagens, especialmente com água mais quente. Eles podem ser aplicados nos fios para manter as cutículas alinhadas, o que ajuda a reduzir o frizz.
“Lembre-se que o condicionador e cremes sem enxágue devem ser aplicados apenas na extensão dos fios. Aproveite para desembaraçá-los utilizando os dedos ou escovas adequadas para o uso em cabelos molhados”, ensina Lilian.
Mantenha a higiene
A coceira ocorre mais no inverno porque é natural que se lave menos o cabelo nessa época do ano. Porém, isso pode agravar a proliferação de fungos no couro cabeludo e contribuir para a formação de dermatites.
“Então, a dica é manter a higiene do cabelo mesmo durante o inverno, e, se já tiver coceira, usar um shampoo com ação antifúngica para controle dos fungos”, completa a especialista.