Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja curiosidades sobre a culinária brasileira
Veja curiosidades sobre a culinária brasileira - Shutterstock

Receitas

Você sabia? 4 curiosidades sobre a culinária brasileira

Mesmo consumindo muito a culinária brasileira, você provavelmente não sabia dessas curiosidades surpreendentes sobre ela

Os brasileiros adoram dizer que têm uma das melhores culinárias do mundo. E não é à toa – muitos pratos incríveis, como a feijoada, o pastel, o pão de queijo e o açaí, são típicos do país e deliciam muitas pessoas que os amam. Porém, mesmo que você adore as comidas brasileiras, talvez não saiba de alguns fatos muito legais sobre esse assunto.

Você sabia, por exemplo, que o brigadeiro teve uma origem política? Ou que o açaí tem toda uma lenda por trás de seu nome?

Veja essas e outras curiosidades sobre a culinária brasileira a seguir:

O brigadeiro foi inventado para uma campanha presidencial

Uma das curiosidades sobre a culinária brasileira da qual poucas pessoas sabem é essa. O brigadeiro, quase um patrimônio cultural brasileiro, teve uma criação bem inusitada. Durante a campanha presidencial de 1946, na qual o brigadeiro Eduardo Gomes estava concorrendo, um grupo de mulheres a favor dele começou a preparar esse doce para distribuir durante a campanha.

Agora é até mais fácil de entender o porquê de o doce ter esse nome, não é mesmo?

Outros países também têm os seus pães de queijo

Essa informação pode parecer surpreendente, mas não é só no Brasil que existe o pão de queijo. Por mais que seja realmente mais difícil encontrá-lo em outros países e o salgado seja bem típico por aqui, alguns outros locais já têm copiado a receita e até adicionado seu toque especial.

Países como Colômbia, Equador, Argentina, Chile e Paraguai são alguns dos que já têm receitas similares, apesar de, por vezes, em formatos diferentes.

O açaí tem esse nome por conta de uma lenda

Existe uma lenda na qual, em uma determinada época, uma grande tribo da área de Belém teve problemas com a escassez de comida. Por isso, as crianças nascidas a partir de então começaram a ser sacrificadas. Quando a filha de uma mulher chamada Iaçã foi morta, ela chorou muito e pediu a Tupã que surgisse uma solução para que não precisassem mais fazer isso.

Dias depois, ela pensou ter visto uma imagem de sua filha embaixo de uma árvore e foi abraçá-la, mas era uma miragem e ela morreu de desgosto. Quando a encontraram, ela estava morta e com a cabeça virada para cima, e foi então que a tribo notou algumas frutinhas na árvore, o açaí (nomeado assim por ser Iaçã ao contrário).

O pastel tem origem chinesa

Que brasileiro não ama um bom pastel, não é mesmo? Porém, por inicrível que pareça, sua origem não é 100% brasileira. A receita original veio com os imigrantes chineses no século XX e seria algo parecido com o rolinho primavera. Aí, os brasileiros adaptaram o prato, fritando a massa e criando o pastel que conhecemos hoje.

Mais notícias como essa

Beleza

Com os esmaltes cintilantes em alta, confira dicas de como aplicar um toque extra de brilho às suas unhas!

Estilo de Vida

Aprender inglês pode ser mais fácil e divertido com esses podcasts para te ajudar; teste e escolha os seus favoritos

Saúde

Decorrente de uma escovação inadequada e inflamações na gengiva, a retração gengival causa dor e sensibilidade nos dentes

Comportamento

Com as férias acabando, descubra como ter mais motivação e ser mais produtivo na volta ao trabalho e não procrastinar tanto