O limão é um alimento muito benéfico para o organismo. Ele é rico em vitamina C, que melhora a imunidade, protege as células do envelhecimento precoce e ajuda na absorção de ferro. Isso sem contar que auxilia na redução do colesterol. Ou seja, é uma fruta que traz várias vantagens se adicionada de forma equilibrada na dieta.
Entretanto, quem usa bastante limão em casa sabe que pode ocorrer um problema quando só é preciso metade da fruta para uma receita. Afinal, se você simplesmente coloca a parte que sobrou na geladeira sem nenhuma proteção, ainda dá para usá-la depois, mas em algum tempo a fruta já começa a estragar, ficando seca e sem sabor.
Contudo, tem como fazer o limão durar mais tempo, tanto antes de cortá-lo quanto depois. Veja como a seguir:
Dicas para fazer o limão durar mais
Primeiramente, existe um truque para fazer o limão, ainda inteiro, durar mais tempo sem começar a ressecar. Para isso, é só usar algum frasco para guardá-los, ao invés de deixá-los soltos, colocando água dentro dele junto com as frutas. Isso faz os limões durarem até o dobro do tempo, viu?
Já depois de o limão estar cortado, muitas pessoas cometem o erro de deixar a parte que sobrou solta na porta da geladeira, sem nem colocar dentro de algum recipiente. Assim, se não a usam em pouco tempo, já não conseguem mais.
Então, como manter a umidade do limão mesmo depois de ele ter sido cortado? É só pegar um pires ou copo de vidro, colocar um pouco de água, e colocar o limão, sempre com a parte cortada em contato com a água. Tudo isso deve ir para a geladeira, onde pode ficar por ao menos 3 dias.
Vale lembrar que, mesmo assim, não dá para deixar o limão cortado guardado por muito tempo, pois ele acaba perdendo certas propriedades. Assim, o quanto antes usar, melhor.