A escarola é uma hortaliça que faz parte da família Asteraceae, a mesma da alface e do almeirão. Também conhecida cientificamente como Cichorium endívia, ela tem origem europeia e é cultivada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Por ser fonte de diversos nutrientes, como vitaminas e minerais, a escarola oferece vários benefícios para a nossa saúde. Abaixo, a médica nutróloga Ana Luisa Vilela separou as principais vantagens de incluir a hortaliça na alimentação.
1. Fortalece a imunidade
A escarola é rica em vitamina C que fortalece o sistema imunológico do organismo, ajudando a combater vírus e bactérias responsáveis por doenças infecciosas, como gripes e resfriados, por exemplo.
2. Poderoso antioxidante
A escarola contém vitamina A, flavonóides e ácido cafeico, compostos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento e pelo desenvolvimento de doenças como o câncer.
3. Controla o índice glicêmico
Por ser uma boa fonte de fibras, a escarola auxilia na perda de peso. Além disso, diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue e evitando a resistência à insulina e a diabetes.
4. Previne a anemia
A escarola é rica em ferro, que é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Já a vitamina C presente na hortaliça ajuda na absorção do ferro, atuando na prevenção de anemia.
5. Previne a osteoporose
A escarola também é fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos e dentes, e é rica em vitamina K, uma vitamina essencial para fixar o cálcio nos ossos, ajudando a evitar a osteoporose.
6. Melhora a saúde intestinal
A escarola ainda contém uma substância chamada inulina, uma fibra prebiótica que é usada como alimento pelas bactérias benéficas do intestino, ajudando a equilibrar a flora intestinal e prevenindo o surgimento de diarreia, infecção intestinal e síndrome do intestino irritável.