Brasileiro ama um docinho, e não é à toa que várias sobremesas deliciosas foram criadas por aqui! Muita gente sabe que o brigadeiro surgiu no Brasil, por exemplo, mas você sabe como?
Basicamente, esse doce tão amado apareceu na década de 40, quando o leite condensado se tornou bastante popular, já que o leite havia sido racionado durante a guerra. Há algumas histórias de como exatamente ele foi criado, uma delas dizendo que mulheres vendiam essa delícia durante a campanha para presidência de Eduardo Gomes, que tinha o apelido justamente de “brigadeiro”.
Entretanto, o brigadeiro não é o único entre os doces populares que são tipicamente brasileiros. Quer conhecer 5 outras iguarias que surgiram por aqui? Confira a seguir:
Goiabada
Primeiramente, um dos doces brasileiros mais famosos, a goiabada é uma delícia, tanto sozinha quanto em sobremesas ou junto com queijo. E ela surgiu na época do Brasil Colônia, para substituir a marmelada portuguesa, uma vez que nos solos brasileiros não havia o fruto marmelo.
Doce de abóbora-moranga
Há muito debate sobre onde exatamente o doce de abóbora-moranga surgiu, pois tanto o sul do Brasil quanto o Rio de Janeiro e Minas Gerais reivindicam sua autoria. O que se sabe é que o doce, que leva abóbora, coco, açúcar e especiarias, é brasileiro.
Melaço
O melaço também surgiu no Brasil Colônia. Ele resulta do cozimento da cana-de-açúcar por um tempo. Desde essa época, era bastante comum em vários pratos.
Pé de moleque
O pé de moleque é tão brasileiro que é até Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Minas Gerais. Apesar de ser mais comum na época de Festa Junina, esse doce nacional pode aparecer durante todo o ano.
Doces com cupuaçu
Grande parte dos doces com cupuaçu são tipicamente brasileiros. Afinal, essa fruta tem origem amazônica, sendo bastante consumida por aqui. Algumas das sobremesas com a fruta são os sorvetes, os licores, os pudins e os cremes.