Quando se busca ter uma dieta mais saudável ou emagrecer, uma das dicas que mais é comer bastante verduras e legumes. Afinal, esses alimentos que costumam compor as saladas têm diversos benefícios para a saúde e, quando inseridos em uma alimentação equilibrada, podem ajudar muito no processo de emagrecimento.
Entretanto, para algumas pessoas, é difícil incluir esses ingredientes na dieta, pois eles podem ser vistos como “sem graça”. Ainda mais quando eles são temperados apenas com vinagre e azeite. Mas não precisa ser assim – a questão é saber como temperar a salada de um jeito que ela fique saborosa.
A seguir, veja dicas de ouro nesse sentido:
Aposte no limão
Essa é uma dica simples, porém bem eficiente. Muitas vezes, apenas um limão já faz uma grande diferença no sabor da salada. E o melhor: diferentemente de alguns molhos, por exemplo, esse ingrediente não vai deixar o prato muito mais calórico.
Explore temperos
Apesar de o vinagre e o azeite serem os ingredientes mais convencionais na hora de temperar a salada, outros também podem ficar deliciosos, como é o caso das ervas secas e frescas e das pimentas. Ademais, alho e cebola também são boas opções.
Use o vinagrete
O vinagrete é a melhor forma de começar a temperar a sua salada. Afinal, se você não está acostumado a fazer molhos, ele é um dos mais simples.
A proporção correta para ele é de três partes de azeite para uma de vinagre. É preciso também adicionar sal e pimenta a gosto e o clássico tomate e cebola. Também dá para usar outros ingredientes extras, como ervas frescas.
Faça molhos cremosos
Já depois de ficar craque no vinagrete, você pode testar outros molhos para temperar a salada, como o italiano, o de abacate, o de limão e o de gengibre. Escolha o seu favorito e sua salada vai ficar muito mais saborosa!
A única questão, nesse caso, é não exagerar. Apesar de não parecerem, alguns desses molhos podem ser cheios de calorias e acabar com um dos propósitos da salada.
Outras dicas
Para além do tempero da salada, existem outras dicas que podem deixar o prato bem mais gostoso. Que tal, por exemplo, variar mais nos elementos da salada, deixando de fazer apenas alface e tomate e começando a adicionar outras verduras e legumes? Outros itens, como queijos, castanhas, sementes e frutas também são bem-vindos.
Também é recomendável adicionar uma proteína ao prato, trazendo sabor e mais nutrientes para a salada.