No dia a dia, você fica horas e horas trabalhando, andando de transporte público, de carro ou a pé e saindo para fazer compras ou passear? Com tudo isso, não há maquiagem que aguente intacta – ela quase sempre vai estar mais apagadinha e até borrada ao final do dia.
Porém, existe um produto que promete resolver isso e não sai mais da rotina de beleza de quem o experimenta: o fixador de maquiagem. Apenas algumas borrifadas dele já ajudam a make a durar bem mais e precisar de menos retoques ao longo do dia.
E o item ainda tem outras vantagens, viu? Ele deixa a pele com um aspecto mais natural, ajuda a fechar os poros e dá uma suavizada nas marcas de expressão. Alguns até servem também para hidratar a cútis e refrescar a pele nos dias de calor. Bem multiuso!
Mas como escolher entre as dezenas de fixadores de maquiagem por aí e de que forma o aplicar? Descubra a seguir:
Tipos de fixadores e como escolher
Existem alguns tipos diferentes de fixadores de maquiagem, e cada um deles tem suas vantagens específicas. Aquele que é chamado apenas de fixador, por exemplo, costuma ter um maior poder de fixação, então é ideal para quando você vai realmente ficar muito tempo fora. Ademais, esse item consegue deixar a pele mais opaca e menos brilhante e é perfeito para quem tem a pele oleosa.
O primer é outro produto que funciona como fixador de maquiagem. Afinal, ele tem como função cobrir os poros, e isso auxilia na duração da make. Fora que ele ajuda outros produtos, como a base, a deslizarem melhor na pele.
A água termal também funciona para esse fim, não deixando a maquiagem “fugir” muito do lugar. Pode ser usada tanto antes quanto depois de passar a make e é ideal nos dias de calor, já que tem efeito refrescante.
Por último, há o finalizador, que não apenas deixa a make quietinha no lugar, como também ajuda o resultado a ficar mais bonito. Esse é para quem curte uma pele cheia de brilho!
Além dessas vantagens de cada tipo de fixador de maquiagem, leve em conta na hora de escolher o produto o seu tipo de pele. Isso porque, se ela é mais seca, por exemplo, é recomendável optar por algum que tenha propriedades hidratantes, enquanto quem tem pele oleosa deve evitar itens com óleo na fórmula.
Caso a sua pele seja sensível, tenha cuidado também, pois alguns produtos podem causar alergias e irritações. Opte por aquele com ingredientes naturais e suaves. Se tiver dúvidas, busque sempre um dermatologista.
Forma correta de aplicar
Aplicar o produto é super simples! Basta segurar o frasco a uns 30 cm de distância da face e borrifar, sempre com os olhos e boca fechados. Entretanto, existe uma dica para que essa aplicação fique mais uniforme – usar o spray fazendo um formato de letra Z.
Depois, é só esperar alguns segundos para o produto secar. Isso serve para os produtos em spray. Outros modelos devem ser passados de acordo com o que é dito na embalagem.
Contudo, quando exatamente usar o fixador de maquiagem? Essa questão vai depender do tipo de produto. Se ele for apenas fixador ou finalizador, deve ser aplicado quase no final da maquiagem, antes apenas do batom. A água termal, por sua vez, pode aparecer tanto no começo quanto no final da make. E o primer é sempre a primeira etapa de uma maquiagem.