A leitura na infância é um hábito que oferece diversos benefícios para as crianças. A prática, além de ser fundamental para o desenvolvimento infantil, pode proporcionar momentos divertidos para os pequenos.
De acordo com a educadora parental Priscilla Montes, pós-graduanda em Neurociência e Desenvolvimento Infantil pela PUC-RS, a leitura na infância auxilia no desenvolvimento de diferentes habilidades das crianças.
Além de estimular a imaginação e a criatividade, a leitura na infância amplia o vocabulário, auxilia na assimilação de regras gramaticais, amplia as habilidades narrativas e favorece o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas.
A influência da família no hábito da leitura
A influência da família nessa fase contribui para a construção do hábito que será levado para o resto da vida. Para ajudar os pais a estimular a leitura na infância, a educadora Priscilla Montes destacou algumas dicas. Veja abaixo:
- Deixe os livros ao alcance das crianças ou então coloque-os em prateleiras da altura delas para que possam ter acesso com facilidade;
- Organize os livros da maneira como a criança geralmente organiza na prateleira. Assim, ela sabe exatamente onde encontrá-los;
- Crianças costumam aprender por meio de exemplos, por isso é importante que os pais leiam perto dos filhos para incentivá-los a começar;
- Programe com seu filho um momento na semana para ler um livro em conjunto. Assim, a criança já espera por essa atividade familiar e desperta a curiosidade para que consiga terminar a história da semana;
- Alinhe os temas das leituras com atividades fora de casa para estimular a curiosidade e imaginação da criança. Se estiver lendo sobre animais, programe uma visita ao zoológico, por exemplo.
Segundo a educadora, o hábito da leitura pode ser estimulado a partir dos seis meses de idade. A recomendação é escolher livros de acordo com a idade da criança. No caso dos bebês, livros que proporcionam experiências sensoriais são ideais.