Quem nunca saiu de uma entrevista de emprego completamente decepcionado e sabendo que não foi muito bem que atire a primeira pedra, não é mesmo? E, quando essas situações acontecem, às vezes é até difícil saber o que exatamente deu errado e como melhorar para as próximas vezes.
São vários os erros que os candidatos cometem nessa fase dos processos seletivos que envolvem o sistema de recursos humanos. Porém, de acordo com Micarla Lins, especialista em oratória e palestrante internacional, alguns dos principais são:
- Ir vestido de qualquer jeito
- Não conhecer a história da empresa
- Chegar atrasado
- Ser prolixo e ter muitos vícios de linguagem
Sabendo esses e outros equívocos comuns nesse momento, Micarla listou algumas dicas para entrevistas de emprego para você arrasar na sua próxima oportunidade. Veja:
Trabalhe na sua habilidade de comunicação
A habilidade da comunicação é uma das que mais vão te ajudar a se diferenciar enquanto candidato a uma vaga. E isso não tem a ver apenas com as palavras ou frases que você escolhe, mas também com a sua atitude em relação às perguntas ou a qualquer outro método de seleção proposto.
“Quando você se comunica de forma clara, confiante, atende as perguntas de forma rápida, se oferece para ser o primeiro candidato a participar das dinâmicas e exercícios, a responder às perguntas, a fazer tudo o que se propõe ali em uma entrevista de emprego, logo você se destaca e chama mais a atenção”, explica a especialista.
Pense na imagem pessoal
Muitas pessoas pensam que, por não serem contratadas ainda, não precisam se preocupar tanto com sua imagem pessoal e acabam se vestindo de qualquer jeito. Entretanto, uma das dicas para entrevistas de emprego de Micarla é justamente não fazer isso.
Ela comenta que é importante estar alinhado, asseado e bem-vestido, pois isso já vai causar uma boa impressão antes mesmo de você falar qualquer coisa. Uma boa forma de escolher o visual é pensar em como se vestiria no dia a dia trabalhando naquela empresa.
Use técnicas para afastar a ansiedade
Há casos em que o candidato tem uma boa oratória, está vestido corretamente, contudo acaba ficando ansioso e isso atrapalha tudo. Para evitar esse problema, use técnicas de alívio da ansiedade.
“Se eu pudesse ensinar só uma técnica muito específica para lidar com o nervosismo e a ansiedade antes de entrevistas de emprego seria a da respiração diafragmática. Ela é justamente você fazer a respiração quadrada: inspirar em três segundos, segurar em três segundos e soltar em três segundos”, ensina Micarla. Repita o processo quantas vezes precisar.
Essa respiração tem o poder de baixar os batimentos cardíacos, fazendo você ficar mais calmo e lidar melhor com a situação. Outra coisa que a especialista indica é, após essa técnica, repetir coisas positivas para você mesmo, como “eu estou preparado para essa entrevista” ou “vai dar tudo certo”. Isso vai te ajudar a se ancorar na realidade e não deixar seu nervosismo tomar conta.
Outras dicas
Fora essas, existem algumas outras dicas que é preciso lembrar na hora de ir para uma entrevista de emprego. De acordo com Micarla, são elas:
- Ter uma dicção clara e concisa
- Não ser prolixo, ou seja, não ficar falando demais e delongando demais sobre si mesmo e esquecer de responder às perguntas de uma forma rápida, sucinta e que faça sentido
- Ser extremamente confiante, não só na sua fala como na sua postura. Isso significa, por exemplo, não ficar se encolhendo a todo momento durante a entrevista, com a cabeça baixa ou numa posição subserviente
- Sempre pesquisar sobre a história e os valores da empresa antes
- Aplicar o rapport, que é se conectar de forma rápida e se mostrar uma pessoa carismática. Para isso, sorria, fale o seu nome, seja genuíno, escute com atenção e sempre chame a pessoa pelo nome dela