Uma das práticas médicas mais recomendada para pacientes é a prática de exercícios físicos. Isso porque eles são vantajosos para o organismo humano e evitam uma série de doenças. E segundo endocrinologista Lorena Lima Amato, isso não é diferente quando se fala do sistema endocrinológico.
Ao praticar um exercício físico, o corpo libera endorfinas, substâncias químicas que atuam como analgésicos naturais e promovem uma sensação de bem-estar. Essa resposta hormonal contribui para o alívio do estresse e influencia diretamente a regulação hormonal.
“Diante desse panorama, incentivar a prática regular de exercícios torna-se uma responsabilidade coletiva. Os benefícios vão além da estética. Atividade física é sinônimo de saúde e qualidade de vida”, diz Dra. Lorena.
A seguir, a especialista cita 4 benefícios dos exercícios físicos para a saúde, especialmente do sistema endocrinológico:
Ajudam na prevenção e tratamento da diabetes
Um dos maiores benefícios dos exercícios físicos é que, quando praticado regularmente, eles melhoram a metabolização da glicose, prevenindo e ajudando no tratamento da diabetes.
Isso é ainda mais importante para os brasileiros, já que o Brasil está no top 10 de países com mais adultos com a doença, de acordo com dados da Federação Internacional do Diabetes (IDF).
Evitam a obesidade
Muitos não sabem que a obesidade pode estar ligada a disfunções endócrinas, incluindo resistência à insulina e desregulação hormonal. Ou seja, a atividade física, além de ajudar a perder peso, auxilia na prevenção e diminui os fatores e risco da doença.
É importante evitar a obesidade, já que ela pode trazer várias consequências mais graves. Segundo a World Obesity Federation, a estimativa é de que um bilhão de pessoas em todo o mundo — incluindo 1 em cada 5 mulheres e 1 em cada 7 homens — viverão com obesidade até 2030. Dessa forma, o melhor é já começar a se prevenir e se cuidar para se prevenir.
Minimizam os sintomas da menopausa
A atividade física é uma grande aliada para minimizar os sintomas da menopausa e contribui para o controle de peso e metabolismo, que tendem a ficar prejudicados nessa fase de vida da mulher.
Ademais, exercício físicos regulares no climatério e menopausa contribuem para o fortalecimento ósseo, para a melhora do humor, na redução do estresse e na saúde do coração, questões muito delicadas nesse período.
Previnem a osteoporose
Outro fator entre os benefícios dos exercícios físicos é que eles são poderosos aliados contra a osteoporose. A musculação, por exemplo, promove músculos mais forte e, portanto, mais sustentação aos ossos. Todavia, se você não curtir fazer musculação, pode intercalá-la com outros tipos de atividades mais prazerosas.
A especialista explica que a osteoporose é caracterizada por perda de massa e deterioração de qualidade óssea conforme vamos envelhecendo. “De acordo com o IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos”, conta Dra. Lorena.