Após a febre da estética clean girl — que glorifica a aparência natural da pele — uma nova tendência tem ganhado fama nas redes sociais. Trata-se da estética messy girl, que resgata o estilo despojado dos anos 90.
Inspirada por ícones fashion como as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen, a modelo Kate Moss e cantora Taylor Momsen, a estética messy girl valoriza um visual menos alinhado e mais bagunçado, típico de quem passou a noite na balada.
A personagem Venetia, do filme “Saltburn”, lançado no final de 2023, também é uma referência para essa estética. Interpretada por Alison Oliver, a jovem vive com maquiagem pesada nos olhos e usa os cabelos loiros com as raízes sem retoque.
Maquiagem e cabelos
Para quem se identificou com a estética messy girl e deseja adotá-la no dia a dia, uma dica é incluir cores mais escuras como azul, marrom e preto na maquiagem. O aspecto bagunçado fica por conta da sombra ou lápis esfumado abaixo dos olhos, como se estivesse levemente borrado.
O batom pode ser de tons mais escuros, como marrom, bordô, vermelho, roxo, até cores mais neutras. A maquiagem também traz uma pele leve, um pouco mais opaca. Enquanto os cabelos são usados soltos e ondulados, levemente desgrenhados e com volume.
Visual autêntico e moderno
O visual messy girl é formado por peças básicas e acessórios mais pesados do guarda-roupa. Entre elas maxi colares, maxi anéis, pulseiras de couro ou de metal, cintos de couro, meia calça rendada, arrastão ou três quartos, além de coturnos e botas.
Tudo isso pode ser usado com peças jeans e de couro, como jaquetas, calças e minissaias. O jeans destroyed, por exemplo, traz um toque autêntico e moderno para a produção. Aposte também em casacos de pele sintética para complementar o visual inspirado na estética messy girl.