Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A foliculite é diferente do pelo encravado; saiba como evitar
A foliculite é diferente do pelo encravado; saiba como evitar - Shutterstock

Beleza

Foliculite: como evitar e tratar problema no verão

A foliculite, muitas vezes causada por um pelo encravado, costuma aparecer mais no verão; saiba o que fazer e como evitar

Na temporada mais quente do ano, parece haver uma explosão nos casos de foliculite em todo o Brasil. O problema, que é caracterizado pela inflamação do folículo piloso, é muito confundido com o pelo encravado e traz desconforto.

Apesar de serem parecidos, a foliculite e o pelo encravado não são a mesma coisa. O segundo ocorre quando o fio não tem força o suficiente para atravessar a derme e, por isso, começa a crescer para dentro. Todavia, eles têm sim uma relação, já que a foliculite pode surgir por conta do pelo encravado.

Segundo Dra. Fernanda Nichelle, especialista em beleza e saúde da pele, outra possível causa para a inflamação é a ação de fungos e bactérias. A transpiração e fricção da pele, assim como a depilação com lâmina feita incorretamente, também podem aumentar a possibilidade da foliculite.

A especialista explica que o problema pode ocorrer em qualquer período do ano, o que é ocorre é que no verão ele fica mais visível. “Geralmente, o paciente vê um nódulo inflamado com pus vermelho, quente, que incomoda e dói”, diz.

A foliculite acontece no couro cabeludo, no abdômen, no peito da pessoa, nas nádegas, nas axilas, na virilha e até mesmo na barba, no caso dos homens, de acordo com Dra. Fernanda Nichelle.

Prevenção e tratamento

Para evitar o surgimento da inflamação, a profissional diz que, muitas vezes, a orientação é a depilação a laser e a esfoliação contínua dessa pele. “Isso faz com a pele fique mais fina e os pelos consigam sair de uma forma adequada”, explica. Além disso, a higiene adequada da pele consegue evitar a contaminação por micro-organismos.

Mas e quando a foliculite aparece, o que fazer? Segundo a Dra. Fernanda Nichelle, o tratamento do problema usa desde antibióticos tópicos de aplicar até, se necessário for, antibióticos via oral.

Mais notícias como essa

Beleza

Com os esmaltes cintilantes em alta, confira dicas de como aplicar um toque extra de brilho às suas unhas!

Estilo de Vida

Aprender inglês pode ser mais fácil e divertido com esses podcasts para te ajudar; teste e escolha os seus favoritos

Saúde

Decorrente de uma escovação inadequada e inflamações na gengiva, a retração gengival causa dor e sensibilidade nos dentes

Comportamento

Com as férias acabando, descubra como ter mais motivação e ser mais produtivo na volta ao trabalho e não procrastinar tanto