Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Exercícios podem ajudar a aliviar a ressaca? Personal explica
Exercícios físicos podem piorar os sintomas da ressaca - Foto: Shutterstock

Saúde

Exercícios podem ajudar a aliviar a ressaca? Personal explica

Bebeu demais no Ano Novo? Saiba se a atividade física pode ajudar a reduzir os sintomas desagradáveis da ressaca

Após exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, algumas pessoas podem enfrentar os sintomas da ressaca. Mas para aliviar esse mal-estar, o personal trainer da equipe Nutrindo Ideais, Matheus Vianna, orienta que as pessoas evitem praticar exercícios físicos durante esse período

O ideal é focar na hidratação e alimentação saudável para garantir uma boa recuperação. “Caso ainda não esteja totalmente disposto após as primeiras 24 horas, a orientação é iniciar por treinos leves até que se sinta confortável para retomar a rotina”, aponta. 

De acordo com Matheus, a presença de álcool no organismo durante a prática de atividade física pode provocar os seguintes efeitos:

  • Efeitos neurológicos, como comprometimento da coordenação motora; 
  • Potencializar a queima de carboidratos; 
  • Causar desidratação; 
  • Prejudicar a síntese de proteínas; 
  • Afetar a função imunológica; 
  • Piorar a atividade cardiovascular, metabólica e nutricional, interferindo direta ou indiretamente no desempenho e na recuperação muscular.

“A ressaca surge em média de 6 a 8 horas após o consumo excessivo de bebida alcoólica, podendo durar até 24 horas. Portanto, este seria o período ideal de tempo sem praticar atividades físicas que exigem bom condicionamento físico”, explica. 

O especialista ressalta que o processo de recuperação é fundamental para o desempenho e isso inclui adequado reabastecimento do glicogênio, síntese proteica, restauração de eletrólitos e da hidratação corporal.

Então, o que fazer?

O personal trainer explica que existem alguns exercícios que ajudam a amenizar a ressaca, como alongamentos – realizadas 3 séries de 1 minuto – ou caminhadas leves de 30 a 40 minutos. Além disso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante a recuperação. 

“O consumo de bebidas alcoólicas aumenta a produção de moléculas pró-inflamatórias e diminui as anti-inflamatórias, alterando o equilíbrio de processos inflamatórios e da resposta fisiológica do organismo. A soma desses eventos pode ocasionar lesões com respostas inflamatórias reduzidas, prolongando o tempo de recuperação”, finaliza.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos