Para muitas pessoas, a ceia é o momento mais esperado da noite de Natal – toda a família em volta da mesa conversando e compartilhando uma refeição caprichada. E entre todas aquelas delícias típicas, estão no centro as carnes que servem como pratos principais da ceia.
Cada família tem as suas próprias tradições nesse sentido, escolhendo as carnes que mais agradam os paladares de todos os convidados. Dependendo da quantidade de pessoas, serve-se um, dois, três ou até mais tipos diferentes.
E você, qual ou quais vai escolher? Se ainda não se decidiu, não tem problema. A seguir, listamos as principais opções de carnes para o Natal para você não se esquecer de nenhuma na hora de fazer as suas compras:
Peru ou chester
Aqui no Brasil, o chester é a principal proteína natalina. Um tipo de frango com baixo teor de gordura, ele tem muito volume de carne na região do peito (por isso mesmo o nome ligado a “chest”, peito em inglês). Além de macia e suculenta, a ave é geralmente marinada em algum molho agridoce, até para não ressecar.
Já em outros países, como nos Estados Unidos, o peru é mais popular, e essa tradição começou a vir para algumas casas brasileiras. Ele também é bem saboroso, porém se diferencia do chester por ter um gosto mais acentuado.
Tender
Essa é outra carne clássica no Natal estadunidense, mas já é mais disseminada aqui no Brasil. O tender vem do pernil de porco e é bem fácil de preparar, pois vem pré-cozido e desossado.
Assim como no caso do chester, é comum ver o tender com um molho agridoce, havendo a alternativa de molhos à base de bebidas alcoólicas.
Bacalhau
Para quem prefere um peixe, o bacalhau é quase sempre a escolha para o fim de ano! Ele também é amigo de quem procura uma alimentação mais saudável, contendo baixo teor de gordura e boa concentração de vitaminas e minerais.
Dá tanto para fazer um bacalhau ao forno mais simples quanto receitas mais diferentes com o peixe.
Filé mignon
Mesmo não sendo tão consumido no Natal, o filé mignon é uma saída para aqueles que não deixam de lado a carne vermelha nem nessa data. Ele vai trazer o sabor que você quer sem esquecer da sofisticação que uma ceia pede.
Versátil, o filé mignon aparece com ou sem molho, feito na brasa ou na frigideira. Só é preciso atenção com a quantidade, considerando que é uma carne com valor calórico elevado.
Chester vegano e tofurky
Quem segue uma dieta vegana não vai poder aproveitar essas carnes típicas do Natal. Todavia, isso não quer dizer que não tenham gostosuras tão deliciosas quanto.
Uma opção é o chester vegano, normalmente feito com proteína de soja ou cogumelos. Fica bem parecido com a ave original! Há ainda o tofurky, substituto do tender feito com tofu. Ele é marinado e assado em temperatura baixa.