Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Proteína vegetal: confira quais alimentos incluir no cardápio
As leguminosas são fonte de proteína vegetal - Foto: Shutterstock

Receitas

Proteína vegetal: confira quais alimentos incluir no cardápio

Nutricionista revela cinco grandes fontes de proteína vegetal para melhorar a saúde e ter mais qualidade de vida

A proteína vegetal é parte fundamental de uma dieta equilibrada e saudável. Ela desempenha um papel importante no nosso organismo, auxiliando na manutenção do peso e no fortalecimento muscular.

Além disso, muitas proteínas vegetais são fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, oferecendo benefícios adicionais à saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

A proteína vegetal é encontrada em leguminosas e cereais, como feijão e brócolis. De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, o ideal é consumir esses alimentos ao menos três vezes por semana.

Abaixo, a especialista destaca 5 alimentos fontes de proteína vegetal para que você possa incluí-los na sua alimentação diária e aproveitar todos seus benefícios. Confira!

Fontes de proteína vegetal

1. Feijão

A mistura de feijão com arroz é um clássico da culinária brasileira, e, de acordo com a especialista, garante todos os aminoácidos essenciais dos quais nosso corpo precisa para funcionar corretamente. 

“Tanto o arroz integral quanto o branco são baixos em lisina, mas ricos em metionina. Os feijões são o oposto. A combinação dos dois permite obter o suficiente de cada um desses. Além disso, fornecem fibras, B-6, vitamina E, fósforo, cálcio, ferro, magnésio e potássio”, revela.

2. Grão-de-bico

O grão-de-bico é fonte de proteínas, fibras, vitaminas e pode substituir a carne em diferentes receitas, como o strogonoff. “Ele também fornece triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina (hormônio da felicidade)”, explica a nutricionista.

3. Amendoim

O amendoim é rico em ferro, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B e E. Ele vai bem com saladas, petisco e lanches, além de seu formato em pasta. “Neste caso pode ser usada em torradas no café da manhã, no preparo de bolos, cookies e panquecas”, aponta Adriana. 

4. Soja

A soja possui proteínas, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas A e C. A profissional conta que a leguminosa possui diferentes variações, incluindo grãos, proteína hidrolisada, assada e in natura.

5. Lentilha

Estudos já apontaram que consumir lentilha regularmente reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, câncer e problemas cardíacos. “Isso se deve ao seu alto conteúdo de compostos vegetais chamados fenóis”, pontua a nutricionista. 

Fonte: Sportlife

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos