Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Quando fazer cirurgia plástica pós-bariátrica? Especialista explica
A cirurgia plástica pós-bariátrica é opcional - Foto: Shutterstock

Saúde

Quando fazer cirurgia plástica pós-bariátrica? Especialista explica

Cirurgião plástico explica como a intervenção realizada por Jojo Todynho pode exigir cuidados cirúrgicos após determinado tempo

Nos últimos dias, a cantora Jojo Todynho vem mostrando aos seguidores o pós da cirurgia bariátrica, que realizou no começo de agosto. A artista disse que não fará cirurgia reparadora, mas que quer colocar silicone nas mamas. A cirurgia plástica pós-bariátrica é uma escolha pessoal, não uma obrigação, mas pode afetar profundamente a saúde e autoestima.

De acordo com Antonio Pitanguy, que é cirurgião plástico, a cirurgia plástica pós-bariátrica se torna uma condição quando ocorre o excesso de pele devido à significativa perda de peso. “Essa condição frequentemente gera desconforto, evocando uma sensação de desconexão com o próprio corpo”, explica o profissional.

O procedimento se torna indicado quando há uma quantidade significativa de pele “solta”, que não se retrai após perda de peso causada pela cirurgia bariátrica. A indicação médica chega a ir além da questão estética quando a intervenção de redução do estômago acaba prejudicando a qualidade de vida ou causando desconforto físico após determinado tempo de sua realização. 

Tipos de cirurgia plástica pós-bariátrica

A cirurgia reparadora é garantida, por lei, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria n.º 1.091/2016 do Ministério da Saúde define a cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica como um procedimento que deve ser oferecido pelo sistema público de saúde.

Ou seja, o paciente que realizou a cirurgia bariátrica pelo SUS tem direito à cirurgia para remoção de pele gratuitamente. Conforme o médico, existem vários tipos de cirurgia plástica pós-bariátrica disponíveis para retirar o excesso de pele de diferentes partes do corpo após a bariátrica. Veja os tipos mais comuns:

1. Abdominoplastia

Remove o excesso de pele e gordura da região abdominal, muitas vezes resultando em uma aparência mais plana e tonificada do abdômen.

2. Braquioplastia

Trata o excesso de pele flácida nos braços, resultando em braços mais firmes e esculpidos.

3. Cruroplastia

O procedimento remove o excesso de pele das coxas, melhorando a forma e a firmeza da região.

4. Mamoplastia

Inclui procedimentos como a mastopexia (lifting de mama) para corrigir a flacidez mamária, e a mamoplastia de aumento ou redução, dependendo das necessidades da paciente.

5. Lifting facial

Em muitos casos, o excesso de pele também pode afetar o rosto, por isso um lifting facial pode ser realizado para melhorar a aparência da face e do pescoço.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento