Você conhece o chá de boldo? Essa bebida é rica em benefícios para a saúde, sendo boa para o fígado e o estômago, ajudando na má digestão e até servindo como calmante.
Feita a partir da planta descoberta pelo botânico espanhol D. Boldo, ela já era utilizada por populações indígenas dos Andes chilenos. No Brasil, os tipos mais comuns de boldo são o Boldo-do-Chile, também chamado de boldo verdadeiro; e o Boldo-da-terra, conhecido como falso boldo.
Quer conhecer mais sobre essa bebida que faz tão bem para a saúde? Veja a seguir e ainda conheça uma receita clássica de chá de boldo.
Vantagens do chá de boldo
O consumo do chá de boldo traz as mais diversas vantagens para a saúde. A seguir, a nutricionista Ana Paula Gonçalves lista algumas delas:
- É bom para o fígado: o boldo possui substâncias como a boldina, a forscolina e a barbatusina, que estimulam a produção de bile pelo fígado e a sua excreção para o duodeno.
- Auxilia na perda de peso: a ação diurética do chá de boldo ajuda a diminuir o excesso de líquido corporal e, consequentemente, auxilia na perda de peso. A bebida sozinha não promove o emagrecimento, mas é uma boa adição na dieta para esse objetivo!
- Ajuda na digestão: por conter compostos bioativos como a boldina, que melhora a ação da bile liberada pela vesícula no intestino, o boldo auxilia na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.
- Retarda o envelhecimento precoce: por conta dos compostos fenólicos presentes no chá, ele ajuda a impedir o envelhecimento precoce.
- Ajuda na ressaca: o boldo ajuda a limpar uma substância produzida pelo fígado após a ingestão de álcool, chamada acetaldeído, responsável pelos sintomas de ressaca. Como resultado, o chá de boldo protege o fígado, ajudando a reestabelecer o órgão.
Receita de chá de boldo
Ingredientes:
- 200ml de água
- 1 colher de chá de folhas secas do boldo
Modo de preparo:
- Primeiramente, misture 1 colher de chá de folhas secas de bolso, secas e bem picadas (ou um sachê) em uma xícara de 150 ml a 200 ml de água fervente.
- Então, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos.
- Após a espera, coe e beba morno ou gelado até duas vezes ao dia, antes e depois das principais refeições.
Variação sugerida
Caso queira, também dá para acrescentar limão no chá de boldo, o que deixará a bebida com um gosto melhor. De quebra, você ainda ganha os benefícios do limão.
Cuidado com o excesso e as contraindicações
Apesar de todos os benefícios, Ana Paula alerta que o ideal é não consumir mais de 2 xícaras de chá (1 a 2 cápsulas de boldo seco) por dia. Além disso, a bebida não deve entrar na dieta por mais de 30 dias consecutivos. E, em excesso, esse chá pode causar irritação gástrica, intoxicação no fígado, náuseas, vômitos e diarreia.
A especialista em Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde ainda explica que existem grupos de pessoas não devem consumir o chá de boldo. “O boldo é contraindicado para grávidas e lactantes, ou crianças abaixo de 6 anos, pessoas que sofrem com doença do fígado diagnosticada ou com problemas nos rins, além de indivíduos que fazem o uso constante de alguns medicamentos, como anticoagulantes”, finaliza.