O bolinho de arroz é uma iguaria que ocupa a memória afetiva de muitas pessoas. O prato, além de prático, ajuda a evitar o desperdício na cozinha, pois seu principal ingrediente é o arroz que sobra das refeições.
Porém, na receita tradicional, a massa é frita em óleo quente, o que não é bom para a saúde. Por isso, para aproveitar esse delicioso quitute, mas de um jeito saudável, que tal aprender a fazer um bolinho de arroz funcional?
Isso mesmo! A opção é bastante simples e permite explorar ingredientes alternativos e incorporar alimentos menos calóricos e mais nutritivos ao cardápio, maximizando, assim, o valor nutricional de suas refeições.
Vale lembrar ainda que ao optar por ingredientes mais saudáveis, você também consegue escolher alimentos frescos e naturais, evitando aditivos artificiais e excessos, como de açúcar ou sal, grandes vilões na causa de doenças como diabetes e hipertensão arterial.
Então, para que você possa preparar esse prato para o próximo almoço com a família, Cintya Bassi, coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, ensina como fazer um bolinho de arroz funcional em casa. A receita rende 9 porções e leva em torno de 30 minutos.
Bolinho de arroz funcional
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de arroz cozido e temperado
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de farinha de aveia
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de queijo parmesão ralado
- 1 ovo
- 1 colher de chia
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite para pincelar
Modo de preparo:
Em uma travessa, misture todos os ingredientes, até formar uma massa homogênea. Forme bolinhos, pincele com o azeite, e leve à air fryer por cerca de 10 minutos a 190°C. Sirva em seguida. Caso prefira fazer no forno, pré-aqueça-o e asse a massa em temperatura de 180º, por cerca de 20 minutos.