Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Especialista explica a diferença entre solidão e solitude e ensina a aproveitar melhor o tempo sozinha
Especialista explica a diferença entre solidão e solitude e ensina a aproveitar melhor o tempo sozinha - Foto: Shutterstock

Comportamento

8 formas de aproveitar melhor seu tempo sozinha

Estar sozinha em alguns momentos não precisa necessariamente ser algo ruim; veja como tornar o tempo de solitude em algo benéfico para você

Muitas vezes, consideramos a solidão como sinônimo de algo ruim, de tristeza. Porém, isso não precisa ser verdade! Tudo depende, especialmente, do tipo de solidão e do que fazemos com ela. Não entendeu? Calma que a gente explica.

Segundo o especialista em desenvolvimento humano José Roberto Marques, existem dois tipos de solidão: aquela que acontece sem que a gente queira, por motivos tristes ou ruins, e a voluntária, que também é chamada de solitude.

A primeira acontece quando temos a ausência da companhia de outras pessoas porque muitos familiares faleceram ou não temos facilidade em fazer amigos, por exemplo. Já a segunda é aquela onde estar sozinha passa a ser uma escolha.

Enquanto a solidão involuntária pode causar vários problemas de saúde mental e até física, a voluntária é positiva, temporária, ajuda na autonomia e pode ser bem agradável e relaxante. Afinal, quem disse que não dá para ser feliz por conta própria, não é mesmo?

8 maneiras de aproveitar bem o seu tempo de solitude

Agora que você já compreende a diferença entre esses dois tipos de solidão, quer saber como aproveita seus momentos de solitude? Então, confira as dez sugestões que separamos a seguir:

  • Meditar: A meditação consiste, basicamente, em respirar de forma consciente, observando os pensamentos que passam pela sua mente, sem se apegar a nenhum deles. E, com ela, você consegue relaxar, reduzir a ansiedade e ainda ganhar autoconhecimento.
  • Trabalhar ou estudar: Se você está precisando de um tempinho para adiantar algo do trabalho ou dos estudos, os momentos sozinha podem ser a solução! Só é preciso tomar cuidado para não exagerar e acabar se desgastando muito, viu?
  • Ter hobbies: Cuidar de plantas e animais, ler, dançar, desenhar, pintar, escrever, fazer crochê e até mesmo cozinhar podem ser atividades bem divertidas de se fazer sozinha, além de promoverem concentração e relaxamento.
  • Refletir: Os momentos de solitude também nos permitem mergulhar nos nossos próprios sentimentos, pensamentos e atitudes, o que também auxilia no autoconhecimento.
  • Ler: Encontrar tempo para ler pode ser bem difícil com o dia a dia cheio de tarefas. Assim, aproveitar os momentos sozinha para isso pode ser uma ótima ideia!
  • Ouvir música: É muito legal apreciar a música em uma festa ou em um concerto, quando podemos viver esse momento com amigos e familiares. No entanto, a experiência de ouvir música sozinho também pode ser extremamente agradável, até mesmo para prestar ainda mais atenção nas letras e melodias.
  • Praticar o autocuidado: Seja fazendo exercícios ou tomando um banho relaxante, por exemplo, o autocuidado é muito importante e pode ocorrer nesses momentos de solitude.
  • Não fazer nada: Por fim, isso pode até parecer estranho, mas não fazer nada de vez em quando também é essencial, até para recuperar as energias e poder ser mais produtiva depois.

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos