No ar desde 2002, o Big Brother Brasil — ou apenas BBB — se tornou um dos reality shows mais populares do país. E além de ser um programa de entretenimento, ele serve também de exemplo para quem deseja aprender a administrar melhor o próprio dinheiro.
Isso porque, lá na casa, toda compra de comida é feita por meio de moedinhas chamadas “estalecas”. Na dinâmica, os jogadores são divididos entre VIP e Xepa e contam com uma quantidade de estaleca diferente para garantir a sobrevivência durante a semana. O grupo da Xepa recebe menos moedas e precisa usar mais a cabeça na hora de fazer as compras.
Sabe quando você vai ao mercado com a calculadora na mão? É mais ou menos assim que acontece dentro do jogo. Lá, o participante consegue ganhar mais estalecas durante as provas, mas também pode perder a qualquer momento, assim como funciona aqui fora.
Por isso, o professor de finanças, Lucas Silva, especialista em educação financeira, destacou 3 dicas valiosíssimas para que você possa agir como um “brother” ou uma “sister” e começar a ter controle das suas finanças pessoais.
Saiba como e quando usar o seu dinheiro
O jogador que está no VIP do BBB pode ficar mais tranquilo porque sabe que possui mais benefícios, porém, não é ele que escolhe onde fica. Dessa forma, a qualquer momento ele pode estar na Xepa.
O mesmo acontece com a gente aqui fora. No momento que estamos bem em relação ao dinheiro, podemos começar a pensar no destino dele. Mas não é porque temos de sobra que devemos gastar sem necessidade. Para garantir um futuro seguro, é importante ter um planejamento financeiro a longo prazo.
Avalie os riscos antes de tomar uma decisão
No BBB, fugir das regras, como não fazer o Raio-X do dia ou falar sem microfone, por exemplo, faz com que o jogador perca estalecas, correndo o risco de ficar zerado e não poder fazer suas compras. Assim como o jogo, todo sistema financeiro possui regras e aqui, no mundo real, precisamos estar por dentro delas para saber qual decisão tomar com assertividade.
Guarde o saldo de emergência para a hora certa
No reality show, os participantes dividem os valores no momento da compra e alguns dão mais do que outros. Saber calcular o que você tem e deixar um valor separado para casos de emergências é um ato sábio e necessário. Sendo assim, não gaste sem pensar! Os imprevistos acontecem e é sempre bom ter uma reserva financeira para esses casos.