Todo mundo que já arrumou a mala para uma viagem sabe que essa é uma tarefa bem chatinha. Afinal, é preciso escolher bem o que vai levar, fazer com que tudo caiba dentro da mala e garantir que todos os itens sejam organizados da forma correta. E o pior é que essa trabalheira toda existe até mesmo na hora de arrumar as coisas para uma viagem de poucos dias, não é mesmo?
Apesar de o momento da arrumação da mala sempre ser pelo menos um pouquinho trabalhoso, ele pode ficar bem mais fácil com certos truques e dicas simples. Veja a seguir alguns deles para usar nessas férias:
Escolha bem a mala
O primeiro passo para arrumar a mala é a escolha da bagagem. E a decisão certa sempre vai depender da duração da viagem que você pretende fazer. Até porque, uma viagem de três dias precisa de muito menos espaço na mala do que um mochilão de um mês, né?
Porém o mais indicado em todos os casos é que, além da bagagem você leve também uma mala de mão. Nela, devem estar os itens mais importantes que você pode precisar durante o trajeto até o seu destino.
Isso é primordial, principalmente se for uma viagem de avião. Afinal, ninguém quer passar frio porque deixou todos os casacos dentro das malas que foram para o bagageiro! Além disso, pode ser melhor deixar itens de valor, como documentos e eletrônicos, na bagagem de mão também.
Monte um checklist
Sabe aquela sensação quando terminar de arrumar a mala e se perguntar se você esqueceu de algo? Pois é, isso acontece com praticamente todo mundo! Por outro lado, essa situação pode fazer com que se perca tempo — e tempo é algo sagrado.
Por isso, antes de começar a arrumar a mala, pense em tudo o que você precisa levar e monte um checklist com esses itens. Dessa forma, as chances de você acabar não lembrando de algo muito necessário para a viagem são bem menores.
Faça rolinhos com as roupas
Dobrar as roupas da forma convencional não está exatamente errado, mas pode não ser o mais adequado. O truque é fazer rolinhos com as roupas. Isso economiza espaço, deixa as roupas menos marcada e te ajuda a visualizar melhor as peças dentro da mala. A única exceção, nesse sentido, são as roupas muito volumosas, como os casacos, já que esse método pode deixá-las mais amassadas.
Meias e calçados
Os calçados não podem simplesmente ser jogados na mala, sujando tudo com suas solas, não é mesmo? Portanto, use organizadores específicos ou sacos. Outra dica muito útil é envolver as solas dos calçados com toucas de banho descartáveis. Já para as meias, você pode guardá-las dentro dos calçados para economizar espaço.
Cuidado com líquidos
Imagine o seguinte cenário: você chega no seu destino da viagem, abre a mala e dá de cara com aquele frasco de xampu que se abriu e espalhou o líquido por todas as suas coisas. Que chato, não é mesmo?
Então é melhor se prevenir para que isso não aconteça. Coloque os frascos com esse tipo de produtos dentro de alguma embalagem que não deixe nada vazar caso os frascos abram.
Outra dica sobre produtos é transferir apenas o necessário para a viagem para frascos menores. Assim você economiza espaço e evita o desperdício de levar embalagens inteiras (o que pode tornar sua mala ainda mais pesada).
Exigências da companhia aérea
Se você for viajar de avião, não deixe de checar todas as exigências da companhia aérea. Isso porque cada uma delas possui regras para o tamanho e o peso que a sua bagagem de mão pode ter.