Incluir saladas nas refeições diárias é muito importante para a saúde! Contudo, é preciso tomar cuidado com a forma que elas são conservadas. As hortaliças possuem folhas muito frágeis e acabam murchando com muita facilidade, fazendo com que muitas pessoas percam o hábito de consumo, devido a sua durabilidade.
Saber a forma correta de conservar essas folhas vai garantir que sua salada fique fresca a semana toda. Por isso, separamos algumas dicas que vão salvar as hortaliças para que você possa se alimentar bem e além disso, evitar o desperdiço, pois quando não consumimos aquilo que compramos, é um dinheiro jogado fora.
Preste atenção nas folhas
Antes de comprar as hortaliças, preste atenção no aspecto e na cor delas. Para que elas durem bastante na sua geladeira, procure levar para casa as que possuem um verde mais vibrante, evite comprar as que estão mais apagadinhas.
Além disso, é importante prestar atenção se elas estão murchas, com folhas amareladas, queimadas ou com furinhos. Não compre hortaliças com esses aspectos, pois elas vão durar pouco.
A higienização
Pode dar preguiça, mas é muito importante lavar as folhas. Aliás, mesmo que elas sejam orgânicas, é necessário higienizá-las. Para que as hortaliças durem bastante, é preciso higienizá-las bem.
Então, lave as folhas em água corrente, uma por uma, e depois, deixe-as de molho por, pelo menos, 15 minutos em uma solução antibactericida. Isso fará com que os microorganismos indesejados e outras sujeiras sejam removidos.
Secagem
Após a higienização, é preciso secar bem as folhas para guardá-las na geladeira. Seque folha por folha em uma centrífuga, com um pano de prato limpo ou, até mesmo, com folhas de papel-toalha. Retirar a umidade delas diminuirá a probabilidade de proliferação de fungos e também fará com que leve mais tempo para que elas murchem.
O armazenamento
Quando for guardar as hortaliças, utilize sempre a parte debaixo da geladeira, onde normalmente tem as gavetas específicas, já que as folhas são mais frágeis as temperaturas baixas.
Para garantir aquele frescor, use papel-tolha, intercalando uma camada de papel com uma de hortaliça. O papel ajuda a puxar toda a umidade da folha, conservando-a por mais tempo. Também é possível armazenar em potes bem fechados, de plástico ou vidro, mas evite potes muito pequenos para não amassar as folhas.
O que evitar?
Muitas pessoas cometem erros comuns na hora de conservar as hortaliças, por isso, elas acabam durando pouco. Evite pular a etapa de higienização ou fazê-la apenas com vinagre, o que não é indicado. Não guarde as folhas em potes muito pequenos. Por fim, não guarde fora da geladeira ou em locais mais gelados do eletrodoméstico. Com essas dicas, suas hortaliças vão durar mais tempo!
E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo: