Muitas pessoas têm medo de usar a panela de pressão, seja por causa do seu potencial um tanto quanto explosivo, ou até mesmo por não saber a forma correta de manipular esse utensílio.
Se você é do tipo que troca a receita se precisar da panela de pressão, hoje você vai aprender algumas dicas de como usá-la sem medo, e assim, sair do nível cozinheiro iniciante para o cozinheiro master. Saiba como:
Conheça a sua panela
Cada panela de pressão é de um jeito, mesmo que tenha a mesma função, por isso, é importante que você separe alguns minutinhos para ler o manual e saber as características da sua. Dessa forma, você saberá se está tudo certo com a borracha de vedação, com a válvula de segurança e a trava.
Atenção à quantidade
A maioria das panelas de pressão possui uma marcação de nível máximo, sendo assim, você nunca poderá ultrapassar esse limite. Se sua panela não vier com essa marca, você só poderá encher cerca de 2/3 dela.
Ao respeitar esse limite, você evita vazamentos ou a explosão dela. Também é preciso tomar cuidado para não deixar a panela no fogo sem líquido dentro, já que ela cozinha os alimentos aprisionando o vapor dentro dela.
Como cozinhar o feijão?
Você sabe como cozinhar o feijão do jeito certo? Para que ele saia delicioso, cubra-o com água, a medida deve ser 3 xícaras de água para 1 xícara do grão, em média. Depois, tape a panela e, antes de levá-lo ao fogo, verifique se ela está bem vedada, se o pino está bem encaixado e se a trava de segurança está funcionando normalmente. Coloque ela no fogo alto até que comece a ferver.
Depois de um tempo, o pino vai começar a chiar e a balançar, mas não precisa se assustar, pois isso significa que ele está cumprindo o seu papel. Quando o pino começar a chiar para valer, comece a contar o tempo de pressão, abaixe o fogo, e os minutos necessários para o tempo de cozimento
Para tirar a pressão da panela, siga as seguintes regras:
- Nunca abra a sua panela antes de retirar toda a pressão dela.
- Desligue o fogo e deixa a panela no tempo dela, para que toda a pressão saia. Não é muito indicado molhar a panela com água corrente para acelerar esse processo, então, tenha paciência.
- Após o pino parar de fazer silêncio, você pode abrir a sua panela e temperar seu feijão.
Média de tempo de cozimento
Além do feijão, com a panela de pressão é possível preparar grãos, carnes, legumes, macarrão e muito mais. Para quem é novo nessa área, veja o tempo médio de cozimento de algumas receitas:
- Feijão: 25 – 35 minutos
- Batata: 5 – 7 minutos
- Abóbora: 10 minutos
- Cenoura: 6 minutos
- Mandioca: 10 – 15 minutos
- Canjica: 20 minutos
- Arroz selvagem: 15 minutos
- Quanto as carnes, a média de cozimento é entre 15 e 25 minutos. Há uma variação dependendo dos cortes que você.
Atenção: sempre que for comprar uma panela de pressão, fique atento ao selo de verificação do INMETRO. Se houver algum sinal de desgaste da borracha de vedação, troque-a para evitar acidentes. Sempre lave muito bem o pino e a borracha para não haver nenhum tipo de obstrução.
E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo: