Você sabia que seu bem-estar físico e emocional está diretamente relacionado com a sua alimentação? Pois é, por isso é tão importante cuidar do nosso cardápio e deixá-lo bem saudável. Mas um dos responsáveis por gerar essa sensação no organismo é o triptofano, substância encontrada em alimentos específicos.
E quem explica melhor essa relação é a nutricionista Adriana Stavro. “A síntese de serotonina dependente das concentrações de triptofano no cérebro. Como a serotonina está envolvida na regulação do humor e da ansiedade, baixos níveis de serotonina podem contribuir para o aumento da ansiedade e a depressão. Como a disponibilidade de serotonina depende da ingestão de triptofano, as fontes alimentares desse aminoácido são vistas como essenciais para uma boa saúde mental e bem-estar”, comenta.
Por isso, que tal conhecer alguns dos alimentos ricos em triptofano? A especialista elencou seis alimentos de fácil consumo que são fontes de triptofano e que podem te ajudar com o bem-estar. Confira a seguir:
1. Banana
Rica em fibras, potássio e vitaminas, a banana é uma ótima fruta para manter sempre à mesa. Isso porque, seu custo é relativamente barato e ela pode ser encontrada em qualquer mercado. Ou seja, uma fonte de triptofano bem acessível!
2. Peixes
Entre os que mais possuem triptofano estão o salmão, a truta, a sardinha, o atum e o arenque. Além disso, esses peixes também são fontes de gorduras essenciais como o ômega-3, que o corpo humano não consegue produzir sozinho.
3. Laticínios
Alimentos como o leite, o queijo e os iogurtes são ricos em triptofano, cálcio e magnésio. O destaque vai para os iogurtes, principalmente aqueles que contêm probióticos, que ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal.
De acordo com Stavro, o intestino é responsável pela produção de cerca de 90% a 95% da serotonina do corpo. Portanto, mantê-lo em equilíbrio é importante para a saúde emocional e para o seu bem-estar.
4. Grão-de-bico
Forte candidato na lista de alim/entos por conta do triptofano, o grão-de-bico também possui uma alta concentração de vitaminas B6 e B9, que atuam na produção neurotransmissores relacionados ao bem-estar.
5. Chocolate 70%
O chocolate também é um alimento rico em triptofano, desde que contenha pelo menos 70% de cacau, tudo bem?
6. Mel
Com ação calmante, o mel induz a uma sensação de bem-estar. Segundo a especialista, o alimento ainda é fonte de frutooligossacarídeos, que ajudam a promover o equilíbrio das bactérias no trato gastrointestinal. O mel também colabora com uma melhor regulação neuroendócrina, favorecendo o prazer e a disposição.
Fonte: SportLife; Adriana Stavro, nutricionista.