O design e a decoração de uma casa podem influenciar (e muito!) o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Por isso, pequenas mudanças na decoração já podem trazer mais vida ao seu lar. E você nem ter tanto dinheiro para isso, viu? Nesse sentido, basta seguir algumas dicas baratas e boas.
“A pintura é uma boa forma de trazer vida a um ambiente e há inúmeras possibilidades para sair da mesmice: as cores mais vibrantes estão em alta, assim como os tons mais suaves em meia parede, pinturas setorizadas e com texturas. Outra ideia barata é revitalizar um móvel antigo, em vez de descartá-lo”, explica a arquiteta Rafaela Costa.
Portanto, veja algumas dicas baratas da especialista para dar mais vida à sua casa:
Objetos decorativos
Sabe quando tem um espaço da nossa casa que parece muito vazio, porém não dá para comprar um móvel para preenchê-lo? Segundo Rafaela, esses cantinhos não precisam, necessariamente, de um móvel novo, mas sim de algum objeto decorativo.
Decorar com objetos é uma excelente forma de deixar o ambiente mais bonito e com personalidade sem gastar tanto. “Objetos decorativos são práticos e baratos: vasos, livros, acessórios de mesa, esculturas. A ideia é valorizar objetos que tenham valor sentimental e tragam um pouco da identidade de quem mora ali”, conta a especialista.
Plantas
Além disso, quem busca mais vida para uma casa deve abusar das plantas, segundo a arquiteta. Então, se você tiver espaço para isso, dá até para montar uma urban jungle em casa, deixando-a um pouco mais verde.
Contudo, se a sua casa não tiver tanto espaço ou o seu tempo para cuidar das plantas for um pouco menor, você ainda pode apostar nesse tipo de decoração, viu?
“Colocar alguns vasos pequenos de maneira pontual já é o suficiente para aumentar o bem-estar. O uso pode ser em prateleiras, nichos, em vasos menores sobre mesas e bancadas, ou em vasos maiores no chão”, explica Rafaela.
Texturas para todos os lados
A arquiteta ensina que o uso de texturas deixa os ambientes mais sensoriais. “Usar elementos naturais como fibras, palhas e linho em estofados, capas de almofadas, cortinas e tapetes, por exemplo, deixa o ambiente mais acolhedor. As texturas podem estar, também, nas paredes, com o uso de revestimento ou papéis de parede”, explica a profissional.
Iluminação aconchegante
Trocar a iluminação branca, que é fria, por uma amarelada, mais quente, é outra dica barata e que faz toda a diferença para quem busca acolhimento. “Podemos usar luminárias de piso, arandelas e pendentes, que trazem um toque de design. Além dessas opções, hoje em dia utilizamos muito as fitas e pontos de led nos projetos, isso dá muita personalidade ao ambiente. Há vários modelos disponíveis de fácil instalação. Esses leds também podem ser embutidos em painéis, armários e prateleiras”, explica Rafaela.
Espelhos
Espelhos não servem só para enfeitar. Na verdade, eles também podem trazer um toque diferenciado para a casa e até dar a sensação de que o espaço é mais amplo. “Ideais para ambientes pequenos, eles melhoram a luminosidade e trazem um ar luxuoso”, afirma a arquiteta.
Artes
Outra dica de Rafaela Costa para dar vida e personalidade a um ambiente é apostar nas artes. E, apesar de isso poder parecer caro, isso não necessariamente precisa ser assim, viu? “Você não precisa comprar uma obra caríssima: qualquer forma de expressão artística, como quadros, objetos de artesanato, esculturas, fotografias e instrumentos musicais, pode compor a decoração e dar mais personalidade ao ambiente”, explica a arquiteta.
E aí, qual dessas dicas baratas você vai aplicar na sua casa?
Fonte: Rafaela Costa, arquiteta da Criare Campinas.