Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Caso a entrega não seja realizada a tempo, o cidadão é passível de multa
Caso a entrega não seja realizada a tempo, o cidadão é passível de multa - Shutterstock

Notícias

Prazo para declaração do Imposto de Renda acaba amanhã (31)

Quando entregue fora do prazo, a entrega da declaração do Imposto de Renda é passível de multa

Está chegando ao fim o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda referente ao ano de 2021. Após a entrega ser prolongada por mais um mês — o prazo anterior era 30 de abril —, desta vez, caso a declaração seja entregue após o dia 31, o cidadão estará sujeito a multa por não cumprimento do prazo.

Por isso, se você ainda não fez a declaração do IR, a recomendação é: entregue quanto antes. Afinal, no último dia de entrega, os canais disponibilizados para a declaração costuma ficar congestionado, fazendo com que um processo prático se torne bem demorado, além do risco de não conseguir entregar a tempo.

Qual o valor da multa para a declaração do Imposto de Renda?

Muitas pessoas costumam pensar que deixar de declarar o Imposto de Renda para pagar a multa costuma ser uma boa opção. Contudo, o valor da multa varia entre R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora. E o valor pode ser ainda mais alto já que o cálculo da multa é feito considerando o imposto devido, e não o imposto a pagar. 

Como fazer a declaração?

O processo de declaração do Imposto de Renda é bem simples, principalmente para quem é celetista, já que há o imposto retido na fonte. Se sua conta no gov.br também for verificada ao nível prata ou ouro, há vários processos que são simplificados.

Para fazer a declaração, os canais disponibilizados são o e-CAC e o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para computador e smartphone. Ambos são de domínio da Receita Federal, portanto, canais confiáveis para realizar a entrega.

Calendário de restituição do Imposto de Renda:

Quem já entregou a declaração de Imposto de Renda dentro do prazo e possui valores a receber, já pode consultar o período de restituição do IR. Inclusive, a partir de amanhã já acontece a restituição de quem está no primeiro lote de entrega. Confira abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos