As opções de aplicativos nas lojas virtuais de smartphones e tablets são diversas, passando por apps de entretenimento, música, vida fitness, alimentação, entre outras opções. Os utilitários, que podem ser gratuitos ou não, facilitam muitas atividades do dia a dia. No entanto, assim como em outras tecnologias, deve-se tomar cuidados ao baixar aplicativos.
Confira, abaixo, algumas dicas para aproveitar essa modernidade com segurança:
1) Leia a lista de permissões
Antes de realizar o download, a loja exibe uma lista com todos os tipos de dados que o app necessita acessar. Leia com muita atenção. Por exemplo, para que um aplicativo de papel de parede necessita acessar a seus dados pessoais ou ter conexão à internet sempre? Desconfie. Pode se tratar de um app que possui spyware, um tipo de ameaça que envia informações pessoais ou dados inseridos através de uma conexão à internet para pessoas mal-intencionadas.
2) Instale um antivírus
Com este tipo de software, seu dispositivo possuirá uma barreira a mais contra a entrada de vírus. Há algumas opções gratuitas nas lojas virtuais do seu sistema, como o Avast, por exemplo. (Disponível para iOS e Android)
3) Cuidado com imitações de apps
Há apps famosos que talvez não estejam disponíveis para seu sistema operacional, mas sempre há um app com um nome um pouco diferente, e talvez seja bem parecido… Cuidado! Pode de tratar de um arquivo infectado, esperando que você o baixe para ter acesso ao seu aparelho e seus dados.
4) Utilize uma Conexão Wi-Fi ao baixar os aplicativos
O tamanho do arquivo dos aplicativos pode variar, chegando a mais de 100 Mb em vários casos. Para não consumir demais os dados do seu plano de conexão móvel, baixe aplicativos somente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi, de preferência a de sua casa.
Leia também!
6 aplicativos para simplificar o seu dia a dia
5 dicas para baixar aplicativos em smartphone e tablets
Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora